• Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social

O Autódromo Internacional do Algarve organiza, desde 2009, um fantástico evento internacional em outubro, totalmente vocacionado para Automóveis Clássicos.

 

A partir de 2014, após uma reestruturação, o Algarve Classic Festival passou a ser co-organizado pela Race Ready, organizadora de eventos de Clássicos na Peninsula Ibérica e da bem-sucedida Iberian Historic Endurance. desde então, o Algarve Classic Festival ganhou uma importância capital no circuito europeu de eventos de clássicos e cresceu de tal forma que é já um dos maiores eventos da Península Ibérica, sendo um marco indissociável da agenda desportiva e social do Algarve. 

Aproveitando o bom tempo que ainda se faz sentir no Algarve, no sul de Portugal, este evento conta todos os anos com mais de 300 equipas e 500 Pilotos provenientes de todo o mundo. 

Para Paulo Pinheiro, diretor do Autódromo Internacional do Algarve, “o Algarve Classic Festival é já um marco no calendário de eventos do Autódromo Internacional do Algarve. Após 10 sucessivos anos de evento o resultado da adesão registada, quer de concorrentes quer de espetadores, é cada vez maior. Considerado por muitos dos 500 pilotos que todos os anos desfilam pelo AIA, como um dos seus eventos preferidos, é com um enorme agrado que eu e toda a equipa proporcionaremos a todos os visitantes a oportunidade única dos espetadores poderem revisitar a evolução automobilística e a beleza que os distingue da atualidade.”

Para Diogo Ferrão, CEO da Race Ready, “são 10 sinuosos anos de um evento que é uma peregrinação dos Fãs dos Clássicos ao Algarve, mas é uma década de prazer e orgulho. Numa época do ano onde a região oferece um clima único na Europa para corridas, é sempre gratificante recebermos mais de 500 Pilotos de todo o mundo para desfrutarem deste fantástico circuito e conduzirem verdadeiras pérolas, para satisfação do publico especialista. Quero também destacar o clima sempre intimista que se gera entre espectadores e equipas, que é de louvar e recebe sempre uma crítica positiva por parte de quem nos visita.”

Competições

 

A Formula Junior Historic Racing Association (“FJHRA”) foi criada em 1993. Em 1995, o Trofeu FIA Lurani tornou-se no primeiro Campeonato FIA a ser realizado pela sua própria organização. Em 1997 os Formula Juniores fizeram a sua primeira corrida no Mónaco e foi uma das corridas mais renhidas do dia com um grupo de equipas com uma fantástica grelha, recreando a época do Grande Prémio Junior do Mónaco de 1959-1963.

Desde 1998, a Formula Junior tem corrido anualmente no reconhecido evento Goodwood Circuit Revival Meeting, e desde 2014, corre também em conjunto com a F3 na Goodwood Members Meeting. 

Pre 1975 Algarve Sports Cars

As corridas de Sports Cars sempre foram uma das corridas favoritas do público durante o Algarve Classic Festival, devido ao peso da herança que estes carros têm em Portugal (os exemplos de Vila Real e Estoril) mas também nas antigas colónias de Angola e Moçambique. Depois das corridas bastante bem-sucedida no passado, os pilotos desafiaram-nos para continuar a incluir novamente uma corrida para Sports Cars no programa.

Em conjunto com os organizadores do GT & Sport Car Cup e do U2TC, presentes também no ACF, aceitámos co-organizar esta corrida, que baptizámos de “Algarve Sports Cars Pre-1975”.

Já na sua terceira edição e tendo como foco os Sports Cars do final da decada de 1960 e inicio de 1970, a competição também aceita carros como o Porsche 911 RSR, que competiam conjuntamente com os GT’s na altura do mundial de resistência. Para mais informações consulte o regulamento ou entre em contacto connosco através do email  info@raceready.pt

Pre-'63 GT by DK Engineering 

Anunciada em 2009 como uma corrida especial para GTs pre-63 na Silverstone Classic, rapidamente se tornou numa competição de enorme popularidade, com inscrições vindas de toda a Europa e do resto do Mundo.

GT & Sports Car Cup

Competição para genuínos Pre-1966 GT e Pre-1963 Sports-cars que tenham competido no Campeonato do Mundo de Resistência. 

Organizada pelo 10º ano consecutivo, estas provas de resistência apenas participam nos melhores "Historic Festivals" da Europa, com as grelhas de partida recheadas de fantásticos e originais automóveis como o Jaguar E-Type lightweight, Ferrari 250 GT Berlinettas, Alfa Romeo Giulia TZ2s, AC Cobra 289, Morgan Plus 4 SLR, entre outros.

Motor Racing Legends 50's Sports Cars

Uma das mais elegantes competições do Algarve Classic Festival, o MRL 50's Sports Cars convida verdadeiros Pre-61 Sport Cars a participarem numa corrida de resistência a um final de tarde de Sábado. De luzes ligadas e com o sol a desaparecer, os  Jaguar C e D-Type, os Lister knobbly, os Cooper - Monaco e os Lotus 11 e 15, entre outros, automáticamente nos remetem para o imaginário das 24 Horas de Le Mans.  O Algarve é a mais tradicional desta competição, sendo o perfeito final de época para os Pilotos e equipas.

Historic Touring Car Challenge

O HTTC é para carros de Grupo 5 até 1969,  Grupo 2 até 1981 e Grupo A pós 1981. No entanto, a partir de 2016 as inscrições foram alargadas para incluir também carros de Grupo A até Dezembro de 1990 e carros turbo até 1600cc.

Originalmente criada para Turismos de grupo A, tal como competiram no campeonato Inglês e Europeu de Turismos entre 1972 e 1985. 

No Algarve Classic Festival irão disputar uma prova de Endurance de 2 Horas.

U2TC

Corrida reservada a carros de turismo anteriores a 1966e com cilindrada até 2.000 cc. Esta competição é sempre uma das mais populares entre o público, com dezenas de Ford Cortina Lotus, Alfa Romeo Giulia GTA, BMW 1800 TISA e os sempre inquietos Mini Cooper S, a disputar cada centímetro da pista. Ao volante podem estar grandes pilotos do passado que fazem maravilhas a conduzir estes carros com pneus radiais.

Iberian Historic Endurance

Competição criada por Diogo Ferrão, são as grandes corridas de "Historic Racing" na Península Ibérica. Com uma média de 37 inscritos por fim-de-semana, esta competição aceita Turismos e GTs, dividindo-se em três Classes: Viaturas até 1965, Viaturas até 1971 e até 1976.

Cada fim-de-semana inclui 2 provas, normalmente de 50 minutos para 1 ou 2 pilotos.

Group1 Portugal e Troféu Mini

Criada em 2012, o Group1 Portugal para clássicos com especificações Grupo 1 Pre-1981, nasceu da necessidade que as equipas tinham de competir num campeonato onde os custos de participação fossem controlados ao máximo, indo ao encontro do espirito “Club Racing” inglês. Esta competição é sempre disputada à classe, recompensando o grande esforço das equipas e pilotos que correm em cada uma das classes e assim disputam o seu campeonato dentro dos campeonatos. 

O Troféu Mini destina-se aos modelos MK4 SPI e MPI, de acordo com as regras "Mighty Mini" inglesas. Isto significa, o motor e a caixa de série. Esta configuração torna a aquisição de uma viatura muito acessível com uma manutenção ainda mais baixa, pois todas as peças são basicamente standard, com custos de aquisição muito acessíveis, existindo um grande mercado de peças Mini a baixos preços.

Fórmula Ford Portugal

Criada em 2011, a Fórmula Ford Portugal, antiga “Single Seater Series” teve como principal motivação a existência de uma competição onde pudessem correr os fantásticos fórmulas que estavam parados nas garagens e apenas podiam rodar em esporádicos track days. Ao longo dos anos, a Fórmula Ford tem recebido um número crescente de participantes.

A prova do Algarve Classic Festival é sempre a prova mais emocionante do ano, pois juntam-se aos participantes Portugueses dezenas de Fórmulas estrangeiros que vêm dar um ar da sua graça.

O “Super 7 by Toyo Tires” é reservado a viaturas da marca “CATERHAM” propulsionadas com motor da Marca Rover, série “K” 1600cc, com Chassis métrico ou imperial De Dion, dos anos de fabricação compreendidos entre 2001 e 2007, e as viaturas da marca “CATERHAM” propulsionadas com motor da Marca Ford Duratec 2000cc (modelo 420R), produção desde 2009 até ao corrente ano.

No Campeonato de Portugal de Velocidade Clássicos (CPVC) alinham máquinas construídas entre 1965 e 1981, cujo regulamento obedece aos anexos K e J dos respetivos anos. Na grelha podemos ver modelos emblemáticos como o Porsche 911, Ford Escort, Volkswagen Scirocco, Lotus Elan ou o Alfa Romeo GT Am, entre outros.

Há também um campeonato destinado a carros até 1300cc (CPVC 1300), onde competem máquinas carismáticas como o Datsun 1200, o MG Midget ou o Mini Cooper. Os dois campeonatos proporcionam corridas emocionantes, mas onde impera o espírito do ‘fair play’ e o convívio entre verdadeiros entusiastas do automobilismo.

O Campeonato de Portugal de Velocidade Legends tem uma das mais variadas e ‘coloridas’ grelhas do automobilismo português, com carros construídos entre 1982 a 1999, divididos em diferentes categorias. Faz reviver os momentos áureos da Velocidade em Portugal com máquinas de competição que fizeram história nas pistas internacionais com vários modelos oriundos de antigos troféus monomarca.

 

Bilheteira

COMPRE AQUI O SEU BILHETE! 

Não perca a oportunidade de assistir a este fantástico evento fazendo a compra do bilhete antecipadamente. Pedimos especial atenção ao facto dos bilhetes para o Paddock serem limitados.

O público com acesso ao Paddock terá também a possibilidade de ver de perto estas máquinas raríssimas, conhecer os Pilotos e mecânicos, e estar rodeado dos restantes 300 veículos de museu que estarão em exposição e a competir durante o fim-de-semana.

 

Convidamos também todos os proprietário de Clássicos a trazerem o seu veículo e que venham animar ainda mais este evento, com a possibilidade de o parquear no paddock, para que também seja apreciado pelo público e fazer parte dos desfiles da pista. Mais informações no segmento clubes.

 

Horário

TREINOS PRIVADOS

* Para comprar os treinos privados de 5ª feira por favor dirija-se à Info Point, situada no Edificio da Race Control do Autódromo Internacional do Algarve.

 

Clubes

O Algarve Classic Festival passa também pela participação dos entusiastas. Não existe melhor maneira de visitar este evento do que ao volante do nosso Clássico favorito, partilhando a sua paixão com os amigos do seu clube.

 

Acreditamos que os clubes e os entusiastas são parte do espectáculo e merecem ser acarinhados. Assim, o Algarve Classic Festival oferece condições especiais para os clubes de Clássicos que incluem um passeio/concentração/rally dentro do programa de actividades.

À semelhança do que sucede em eventos realizados no estrageiro, os carros dos clubes serão estacionados no "Paddock", expostos junto aos Clássicos de competição. Pretendemos que o "Paddock" do Autódromo seja uma autêntica festa. Por esta razão, o Algarve Classic Festival apresenta valores irrecusáveis para atrair os apaixonados dos automóveis clássicos a fazerem parte integrante desta festa

 

Incluídos nos pacotes dos clubes, teremos um desfile na pista do circuito, assim como, quartos de hotel a preços muito convidativos.

Se o seu clube ainda não tem combinado nenhum passeio, coloque o presidente do mesmo em contacto connosco.

 

Para mais informações contactar:

Joana Melo

E-mail: joanamelo@parkalgar.com

Telefone: 282 405 609