2020

 

Criada pela simpática Família Gaspar em 2011, a Fórmula Ford Portugal, antiga “Single Seater Series”, teve como principal motivação a existência de uma competição onde pudessem correr os fantásticos fórmulas que estavam parados nas garagens e apenas podiam rodar em esporádicos track days.

Ao longo dos anos, a Fórmula Ford tem recebido um número crescente de participantes, pois dezenas de carros foram retirados das garagens e preparados tal como dezenas foram importados para correr.

A partir de 2016, a Single Seaters Series passou a ser organizada pela Race Ready e em 2017 a competição foi renomeada Fórmula Ford Portugal, contando com o apoio institucional da Ford Lusitana, recebendo um protagonismo acrescido em Portugal.

Em 2020, a Fórmula Ford mudou a sua base organizativa para a MotorSponsor e os novos responsáveis decidiram voltar a nomear esta competição de "Single Seater Series". Para mais informações, visite o site www.singleseaterseries.com.

CONCEITO

Portugal sempre teve uma grande tradição de pequenos fórmulas sem asas, principalmente Fórmula Ford. Um campeonato que existiu entre 1970 e 2002, conhecido pela sua grande competitividade, espectáculo em pista e baixos custos. Foi a “escola” de grandes campeões como Ernesto Neves, Pedro Lamy, Pedro Matos Chaves, Manuel Gião, Gonçalo Gomes, João Barbosa, José Pedro Fontes, Pedro Salvador entre muitos outros. Muitas vezes os campeões do ano anterior continuavam na disciplina depois de a ter vencido, pois não encontravam nenhum campeonato tão bom para progredirem na sua carreira.

O regulamento foi criado de forma a juntar um espectro de carros com andamentos compatíveis e que constituem provavelmente a melhor relação preço/performance/prazer de condução de qualquer desporto motorizado. O sucesso foi instantâneo, com vários “Gentlemen Drivers” a divertirem-se nos seus bonitos e vintage fórmulas.

Desde 2014, os jovens lobos vindos do Karting redescobriram a Fórmula Ford, como uma excelente passagem para os circuitos, continuando a melhorar a sua pilotagem agora em circuitos e em fórmulas que foram sempre concebidos como a escola de condução a custos similares a uma época de Karting.

Assim, a Fórmula Ford Portugal está dividida nas seguintes Classes:

 
 
 

RESULTADOS E PONTUAÇÕES 2019

CIRCUITO DO ESTORIL

13 / 14 Abril - 2019

CIRCUITO DE BRAGA

5 / 6 de Maio

Autódromo do Estoril

Circuito Vasco Sameiro

ALGARVE CLASSIC FESTIVAL

25 / 27 de Novembro

Autódromo Internacional do Algarve

RESULTADOS E PONTUAÇÃO 2018

CIRCUITO DE PRIMAVERA

1 de Maio - 2018

Autódromo do Estoril

JARAMA CLASSIC

2 e 3 de Junho - 2018

Circuito de Jarama

JEREZ 30º LA LEYENDA

2 e 3 de Junho - 2018

Jerez de la Frontera

ALGARVE CLASSIC FESTIVAL

19 a 21 de Outubro - 2018

Autódromo Internacional do Algarve

ESTORIL RACING FESTIVAL

17 e 18 de Novembro - 2018

Autódromo do Estoril

 

REGULAMENTOS

Todos os fórmulas têm de estar de acordo com os regulamentos da sua época. Excepto na Fórmula Ford Kent, Fórmula V, e Fórmula TUGA, têm que ter sido produzidos e não ter nenhuma especificação posterior a 2005.

Não são também permitidos nenhum fórmula que mesmo estando de acordo com o regulamento da época possua mais de 2.000 cc ou tenha apêndices aerodinâmicos com o propósito de criar downforce. Uma lista integral dos carros autorizados pode ser consultada no regulamento desportivo de 2016.

A Fórmula Ford recomenda a consulta dos regulamentos desportivos e técnicos disponíveis nos links abaixo.

No entanto, em caso de alteração, o regulamento válido é sempre o disponível pela FPAK.

Para 2020, como a Fórmula Ford passou a ser organizada pela MotorSponsor, aconselhamos a que aceda ao site atual da competição (www.singleseaterseries.com) para verificar os regulamentos vigentes. 

VÍDEOS

 
  • YouTube Social  Icon

Mais vídeos no nosso canal do Youtube

 

PECTEL T2

Desde que começamos a Single Seater Series, que um dos problemas do campeonato era a dificuldade em encontrar Pectel T2 usadas para os Ford Zetec. O problema durante 2016, foi piorando, com varias equipas sem terem 1 única ECU disponível. As antigas Pectel T2 com mais de 20 anos acabam por se estragar, ficando as equipas sem possibilidade de competir e o risco de menor fiabilidade.

Com a Pectel a não existir actualmente, recreamos as ECU da maneira mais próxima da realidade possivel sem ser necessário modificações adicionais ao Formula Ford.

Conheça os detalhes das nossas Pectel T2 replica no botão abaixo.

 

PARCEIROS

CONTACTOS

Pessoa de contacto: DIOGO FERRÃO

​Tel: +351 210 920 650

Bela Vista Office, Estrada de Paço de Arcos, nº66 Lisboa, 2735-336