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17 & 18 Outubro 2020

 

Inaugurado em 1985, o Circuito de Jerez converteu-se rápidamente numa das pistas mais famosas da Europa, ao serem aqui realizadas provas para os Campeonatos do Mundo de Fórmula 1, Motociclismo e Sport-Protótipos.

DADOS TÉCNICOS DO CIRCUITO 

 

As corridas

IBERIAN HISTORIC ENDURANCE

Durante os anos 60 e 70, pilotos e equipas espanholas e portuguesas enfrentavam-se habitualmente em circuitos como o de Jarama ou do Estoril ao volante dos seus Porsche 356 e 911, Lotus Elan, Jaguar E Type ou com os Alfa Romeo GTA, BMW 2002 e Mini-Cooper. Aqueles anos dourados são o que a Iberian Historic Endurance quer recuperar para o deleite dos espectadores, oferecendo uma organização de qualidade aos seus participantes e grande entretenimento social fora da pista, de forma a deixar confortáveis as suas famílias e os seus amigos.

Esta competição abrange veículos de 1960 a 1976, sendo obrigatória a utilização de pneus (Dunlop ou Avon) e compostos antigos. Por cada fim-de-semana há duas corridas de 50 minutos, com troca de piloto, para lembrar as corridas históricas de resistência, mas que também acaba por ser uma forma de reduzir o valor de participação por piloto, já que podem repartir os custos e tornar a competição menos onerosa.

Mais informações em:
www.historicendurance.com

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Troféu Mini

 

Presença permanente nas pistas desde a década de 60, o MINI sempre foi um ícone das corridas de automóveis. Passados 50 anos, ainda hoje este modelo dá origem a corridas que fazem as delícias do público. O Troféu Mini destina-se aos modelos MK4 SPI e MPI, de acordo com as regras "Mighty Mini" inglesas. Isto significa, o motor e a caixa de série. Esta configuração torna a aquisição de uma viatura muito acessível com uma manutenção ainda mais baixa, pois todas as peças são basicamente standard, com custos de aquisição muito acessíveis, existindo um grande mercado de peças Mini a baixos preços.

Esta competição guia-se por três princípios básicos: diversão, elegância e competitividade. Apesar do baixo preço de aquisição, será crucial que os Pilotos e equipas percebam que é um troféu de carros clássicos e que os resultados finais não irão levar nenhum Piloto para a Formula 1.

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Group1 Portugal

A competição baseada no regulamento dos turismo de série (Gr.1), extremamente bem-sucedidos principalmente entre 1970 e 1981. Hoje, tal como na altura, a grande dificuldade era encontrar peças homologadas e originais para alguns modelos. Assim, o regulamento técnico permite contornar esta dificuldade sem grandes aumentos de custo.

Anualmente realizam-se apenas cinco eventos em Portugal para manter os custos controlados e as equipas conseguirem disputar todo o campeonato. Cada evento Sprint tem duas corridas de 25 minutos, como o Braga Festival of Speed e o Estoril GT Open. Existem depois os eventos de resistência como o Vila Real e o Algarve Classic Festival, com duas corridas de 40 min e os 250km do Estoril com uma corrida de 120 min.

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GT4 South European

A GT4 é a categoria de maior crescimento em todo o globo, apresentando carros de competição fabulosos que preenchem o imaginário de pilotos e adeptos, promovendo corridas emocionantes e de grande incerteza quanto ao seu desfecho.

Para 2020, o novo formato conta com três corridas por fim-de-semana. O calendário será composto por quatro eventos que visitarão alguns dos circuitos mais emblemáticos de Portugal e de Espanha – Circuito do Estoril, Autódromo Internacional do Algarve, Circuito de Jarama e Circuito de Jerez de La Frontera.

​Para que todos os pilotos tenham a possibilidade de vencer, apenas serão aceites duplas Pro-Am – que permitem pilotos Prata e Bronze ou Ouro e Bronze, de acordo com a categorização da FIA – e Am – dedicada a apenas pilotos Bronze.

​Detalhes:

- 4 fins-de-semana

- Três corridas por fim-de-semana

- Duas corridas de sprint e uma corrida de resistência em cada fim-de-semana

- Duas classes:

Pro/Am – pilotos Prata/Bronze ou Ouro/Bronze* – dois pilotos por carro

Am - Pilotos Bronze – possibilidade de existir apenas um piloto por carro

- Sistema de categorização de pilotos da FIA

- Fornecedor único de pneus