top of page

500 km do Estoril estão de volta em Dezembro


Logo 500 km do Estoril
500 Km do Estoril


  • 3 horas de corrida

  • 6 turnos de condução

  • Equipas de 2 a 6 pilotos por carro

  • Todos os carros pós-1990 admitidos


O Autódromo do Estoril vai voltar a ser o palco da grande festa de encerramento da temporada nacional de velocidade de 2023. No fim de semana de 2 e 3 de Dezembro, pelas mãos da Race Ready, quarenta e cinco anos depois da primeira edição, serão reeditados os 500 km do Estoril, a prova simbólica que, mais do que uma corrida, é um evento que junta pilotos, famílias, fãs e patrocinadores para celebrar uma paixão em comum: o automobilismo.


A Race Ready vai aplicar a experiência adquirida ao longo dos anos a organizar os 250 km do Estoril, a prova rainha do Iberian Historic Endurance, e as 2 Horas do Group 1 Portugal, para colocar de pé esta corrida destinada a viaturas contemporâneas (de construção pós-1990). Os 500 km do Estoril irão partilhar o programa com estas duas provas emblemáticas de resistência para clássicos no Autódromo Estoril.


A exemplo da primeira edição dos 500 km do Estoril - prova disputada em Maio de 1978 e então pontuável para o Campeonato Europeu de Carros de Turismo - o ênfase será dado às estratégias das equipas e paragens nas boxes, sendo que cada viatura participante terá que efectuar cinco “visitas” ao pitlane durante a corrida, com a duração mínima de 120 segundos cada.


A prova que se assume como uma celebração de final de temporada, terá ainda uma regra inovadora que tornará a corrida ainda mais interessante e focada na estratégia. A organização disponibiliza bombas de gasolina especificas, que fazem com que não seja necessário qualquer tipo de equipamento ou pessoal adicional para o reabastecimento. Com este equipamento da organização existirá uma regra que limita o reabastecimento a 50 litros por paragem. Assim, os carros mais performantes terão de parar mais vezes para abastecer que os demais, ao mesmo tempo que a gestão das paragens nas boxes e trocas de pilotos torna-se ainda mais significativa.


Nesta corrida que terá a duração máxima de três horas, e onde será usado o traçado com a desafiante Curva do Tanque, cada equipa poderá ser constituída entre dois a seis pilotos. Com o objectivo de aliar a diversão à pilotagem e a competitividade à camaradagem, o pelotão dos 500km do Estoril será o mais inclusivo possível dentro do parque automóvel nacional, deixando apenas de fora monolugares e protótipos.


A grelha de partida será constituída por seis categorias diferentes, sendo todas as viaturas provenientes dos campeonatos de Portugal de Velocidade e dos populares troféus monomarca existentes no nosso país.


Diogo Ferrão (CEO da Race Ready): “Os 500 km do Estoril sempre tiveram a tradição de ser quase um evento de Natal, onde ao invés de se reunir a família e amigos à mesa, os entusiastas dos automóveis reúnem-se numa equipa, onde experimentam novos carros, companheiros de equipa e desafios. Nos clássicos, esta prova tem sido extremamente bem-sucedida e agora, a pedido das ‘equipas modernas’, avançamos para os modernos terem no mesmo fim-de-semana uma prova parecida.”


O programa desportivo dos 500 km do Estoril inicia-se no sábado, dia 2 de Dezembro, pelas 9h00, com a realização, ao longo de trinta minutos, dos treinos privados de adaptação, que serão seguidos pelos treinos cronometrados, com uma hora de duração, agendados para as 13h40. A corrida de três horas está marcada para as 14h30 de domingo, dia 3 de Dezembro.



CATEGORIAS:


➡️ Trophy 1000 – Viaturas de troféu até 1000cc de acordo com o Regulamento Técnico do Troféu do modelo inscrito.


➡️ Trophy 1400 – Viaturas de troféu até 1400cc de acordo com o Regulamento Técnico do Troféu do modelo inscrito.


➡️ Trophy 2000 - Viaturas de troféu até 2000cc de acordo com o Regulamento Técnico do Troféu do modelo inscrito.


➡️ GTC – De acordo com o regulamento do CPV, incluindo o Balance of Performance (BOP) da prova.


➡️ Turismo - De acordo com o regulamento do CPV, incluindo o BOP da prova.


➡️ GT - De acordo com o regulamento do CPV, incluindo o BOP da prova.


➡️ Viaturas convidadas – Viaturas não pertencentes a nenhuma das categorias acima mencionadas, ou que as características não estejam de acordo com o Passaporte Técnico ou a Ficha de Homologação. Certa viatura pode ser considerada elegível numa categoria própria, se a comissão organizadora considerar beneficiará a generalidade dos concorrentes, o espetáculo e a organização.



Poster 500 km do Estoril

Comentários


bottom of page