top of page

Charme e emoções fortes esperam o Historic Endurance no regresso ao Circuit de Pau-Ville

Atualizado: 24 de mai. de 2022


Após dois anos consecutivos em que a pandemia não o permitiu, o Pau Classic Grand Prix regressa este fim de semana e como tem vindo a ser hábito, o eclético pelotão do Historic Endurance vai acelerar a sua elegância pelas ruas da pacata cidade francesa dos Pirinéus-Atlânticos.




Para Diogo Ferrão, o CEO da Race Ready, “a visita ao circuito citadino de Pau é sempre um dos destaques da temporada e após dois anos em que os nossos pilotos se viram privados de competir nesta pérola junto aos Pirenéus, esta é uma oportunidade que não queríamos deixar escapar até porque não sabemos quando será o último.”

Com quarenta e quatro carros de catorze marcas diferentes inscritos e pilotos provenientes de sete países e três continentes, são esperadas duas corridas de 45 minutos muito animadas nas cinco classes que compõem uma competição em que cada fim-de-semana é uma viagem no tempo.

GDS: Recorde de inscritos

A categoria que engloba todas as viaturas equipadas com motores até 1300cc e todos os carros de Turismo até 2000cc apresenta um número recorde de inscritos este fim de semana. Entre os treze concorrentes, está o raro Audi 50 dos locais Jacques e François Tillos e dois Lotus Elite, o primeiro para Robin Ellis que regressa ao HE e o segundo para Robert Ingram que viajou desde a Austrália para realizar esta corrida. Haverá mais dois Lotus em acção nesta categoria, dois Cortina para Philippe Raffin e Jérome Quiot. O contingente britânico conta ainda com um MG B Roadster, inscrito para a tripla de pilotos composta por Paul Rayment, James Wheeler e Martin Sismey e dois aprumados Porsche 911 SWB, um para Simon Hutson/Stephen Monk e outro para Peter Tognola, estes dois últimos especialistas independentes da Porsche.




O contigente da marca de Estugarda estará preenchido com mais três Porsche 911 SWB; um da Garagem João Gomes, que inscreveu os seus três pilotos Piero Del Maso, Nuno Nunes e José Carvalhosa, outro para o francês Vincent Tourneur e ainda outro para Michel Mora, que em 2019 subiu ao pódio na categoria H-1976. No circuito localizado no sopé dos Pirinéus, onde os carros pequenos e ágeis têm tendência a destacar-se, o Austin Mini Cooper S de David Barrere poderá atrapalhar as contas aos favoritos.

H-1965: Sociedade das nações

Uma das mais populares categorias do Historic Endurance não perdeu o seu encanto, onde se salienta a presença de dois Lotus vindos de paragens distantes: um Elan oriundo da Suécia, para Per-Are Forsvall, e um Elan 26R proveniente do Japão, que será dividido pelo entusiasta e coleccionador nipónico Katsu Kubota e pelo experiente britânico Nicholas Fennell. Mais de perto, vão atravessar a passagem de Somport três Porsche 356 da Península Ibérica - um para Carlos Beltran/Pablo Tarrero, outro para Guillermo Vellasco/Francisco Freitas e outra ainda para Pedro Moriyon/José Carvalhosa. Este colorido grupo de invejáveis automóveis só fica completo com o Shelby Cobra, um carro que tradicionalmente se dá bem em pistas com estas características, de Fabrice Bernollin, e com Marcos 1800 GT, de carroçaria em fibra de vidro, de Mathieu Personnaz.


H-1971: Duelo animados em perspectiva