top of page

Corrida dramática decidiu os títulos do Group 1 Portugal



* Nuno Breda/João Moreira vencem a corrida mais longa do ano

* Paulo Vieira conquista título dos H81-MAX

* Team Squadra triunfa nos H81-1600




Na prova mais longa da temporada do Group 1 Portugal, Nuno Breda e João Moreira conquistaram a sua primeira vitória numa tarde em que houve um pouco de tudo e se ficou a conhecer os vencedores de todas as classes no Autódromo do Estoril.



O dia começou, como é tradição, com a sessão de qualificação, onde Ricardo Pereira impôs o seu Ford Escort RS2000 na classe H81-2000. O preparador-piloto que faz equipa com Carlos Dias Pedro liderou o início da corrida, mas o seu Escort à 18ª volta foi traído pelo motor. Aliás, o motor foi a dor de cabeça dos grandes favoritos à vitória e daqueles que estavam a discutir o título da categoria. Francisco Freitas, que tinha igualmente uma palavra a dizer na luta pelo título e voltou a fazer equipa com Luís Pedro Liberal, desistiu à sétima volta quando rodava no segundo lugar. Paulo Vieira também encontrou problemas semelhantes, mas conseguiu regressar à pista e em esforço acabar a corrida num distante quarto, pontuando e assim conquistando o título dos H81-2000.





Com três dos favoritos à vitória a braços com problemas, a corrida dos Escort RS2000 teve outros intervenientes na frente, foi a dupla Nuno Breda e João Moreira a levarem a melhor após uma corrida em que paulatinamente foram subindo posições, assumindo a liderança a 12 voltas do fim. O último Safety-Car e a chuva não abalaram a confiança da dupla da Breda Motorsport a caminho para um triunfo merecido. Paulo Alves/Rui Ribeiro, passaram pela frente da corrida, e uma penalização por uma ultrapassagem em bandeiras amarelas pode ter comprometido um possível triunfo.




O pódio ficou completo com António Maia e o estreante José Serra, pilotos que já tinham subido este fim de semana ao pódio na Carrera los 80s com o mesmo Escort. Contudo, esta dupla apanhou um susto monumental quando o cabo do pedal da embraiagem saiu do seu lugar e o Escort ficou imobilizado em pista. Após instruções da boxe, Serra desligou o carro, voltou a ligar e regressou às boxes com a segunda mudança engatada para que os seus mecânicos recuperassem o carro.



A classe H81-MAX, cujo troféu já estava entregue a André Castro Pinheiro e Ernesto Vieira, teve um vencedor diferente quando o Jaguar XJS começou a perder potência na última parte da contenda, caindo para o terceiro posto. O quarteto formado por António Pinto dos Santos/Fernando Xavier/Tiago Silva, em BMW 323i, venceu com 36 segundos de vantagem sobre o Ford Capri dos irmãos José e António Fresco.