top of page

Estreia da Carrera Los 80's fez-se este fim-de-semana em Valência

A dupla José Carvalhosa/Piero Dal Maso conseguem a primeira Pole Position da competição em Porsche 964 RS Corrida emocionante do princípio até final e com vencedor diferente do líder das primeiras voltas

A estreia da competição Carrera Los 80’s fez-se este sábado, no Circuito Ricardo Tormo, em Valência, com um excelente dia de sol a contribuir para a festa da competição de clássicos. José Carvalhosa e Piero Dal Maso saíram da Pole Position com o seu Porsche 964 RS para a primeira corrida da Carrera Los 80’s do fim-de-semana, depois de conseguirem o melhor crono na qualificação realizada durante a manhã. Logo atrás, Pedro Bastos Rezende em Porsche 911 3.0 RS arrancou decidido a não facilitar a vida dos líderes. Desde logo os dois começaram a ganhar distância para o resto do pelotão, gerando uma bonita luta na frente entre ambos. Carvalhosa/Dal Maso não largavam a dianteira da corrida mas Bastos Rezende também não descolou muito do líder. De referir que este Porsche 911 3.0 RS, que também corre na competição Historic Endurance, tem algumas diferenças nesta competição, como a possibilidade de montar pneus Toyo e a dupla ignição.

Logo atrás, Jorge Cruz em BMW 323i e a dupla Paulo Vieira/Ricardo Pereira em Ford Escort RS 2000 deixavam o público em êxtase com a luta direta que colocavam em pista. O BMW 323i bem tentava fugir ao Ford Escort, mas os dois mantiveram-se na disputa até à paragem obrigatória nas boxes. Por esta altura, na quinta posição vinham os espanhóis Tuco Font e Carlos Beltran noutro Porsche 964 RS e o sexto posto era ocupado por Teo Perez em BMW 325i. Na sétima posição surgia o Ford Escort ex-Rodam de Manuel Ferrão que vinha com um BMW 635 CSi de Javier Garcia/Luis Delso e o Porsche 924 Turbo de Nuno Nunes e Guilherme Dal Maso no seu encalce.

Os dois VW Golf espanhóis, um de Pepus Alonso e Antonio Maymo e outro de Luís Portal seguiam o pelotão mais atrás, enquanto Florent Cazalot encostava o seu Lotus Seven nas boxes logo nas primeiras voltas para não mais regressar à competição.


Aos 25 minutos para o final da corrida abre a janela de entrada obrigatória nas boxes e estão formados alguns grupos que geram disputas interessantes. Na frente, o Porsche 964 RS de continua em primeiro com o Porsche 911 3.0 RS logo atrás, enquanto Jorge Cruz no BMW 323i continua a tentar escapar ao Ford Escort RS 2000 de Vieira/Pereira e o Ford Escort RS de Manuel Ferrão tem agora que se preocupar com o BMW 635 CSi de Javier Garcia/Luis Delso e o Porsche 924 Turbo de Nunes/Dal Maso que se aproximam perigosamente. Na guerra dos VW Golf GTi, Luís Portal também começa a ganhar terreno ao VW Golf de Alonso/Maymo.


Paragens nas boxes baralha o pelotão

Depois das paragens obrigatórias decorrerem, o pelotão volta a estabilizar em pista e neste jogo de boxes é o Porsche 911 3.0 RS de Bastos Rezende que surge em primeiro, com o Porsche 964 RS de Carvalhosa/Dal Maso a descer ao segundo posto. Uma segunda parte da corrida com um andamento mais empenhado, acabou por dar ao piloto português do 911 3.0 RS a vitória da primeira corrida da competição Carrera Los 80’s e o primeiro lugar da categoria GTC. Em segundo lugar, a dupla Carvalhosa/Dal Maso em Porsche 964 RS são também os segundos da categoria GTC e no terceiro posto desta GTC terminam os espanhóis Font/Beltran, também em Porsche 964 RS.


Mas mais à frente, a luta entre o BMW 323i de Jorge Cruz e o Ford Escort RS 2000 de Vieira/Pereira mantém-se e foi a dupla do Ford quem ganhou com a paragem nas boxes, pois saiu na frente. Só que Jorge Cruz vinha decidido em não facilitar a vida à concorrência e alcançou mesmo o Ford Escort nas últimas voltas, recuperando o terceiro lugar e o primeiro da categoria Grupo 2. Nesta categoria, o segundo posto

foi para o Ford Escort ex-RODAM de Manuel Ferrão, que também perdeu uns lugares nas boxes, mas voltou a recuperar posições.

O Porsche 924 Turbo de Nunes/Dal Maso é que depois da disputa em pista com o BMW 635 CSi de Javier Garcia/Luis Delso acaba por levar a melhor e fica em segundo da categoria Grupo 1, ganha pelo rápido Ford Escort RS 2000 de Vieria/Pereira, que andava envolvido com carros de categorias acima e fez uma excelente prova. Javier Garcia/Luis Delso vencem a categoria de turismos para mais de dois litros com o seu BMW 635 CSi e na luta dos VW Golf, o espanhol Luís Portal acaba mesmo por alcançar os seus compatriotas Pepus Alonso e António Maymo para vencer a categoria dos Turismos abaixo dos dois litros.


Diogo Ferrão, responsável pela organização desta competição, refere que “para a estreia de uma competição que ainda é algo desconhecida pelos pilotos o saldo está a ser bastante positivo, embora alguns pilotos ainda tenham que se adaptar a esta competição. Fico contente por ter sido uma corrida extremamente interessante pois houve muitas lutas em pista, mesmo entre carros de diferentes categorias do início ao fim e isso é sempre bom para a competição”.


A Carrera Los 80’s regressa amanhã ao Circuito Ricardo Tormo às 10h35 para a segunda corrida do fim-de-semana.


Comments


bottom of page