Piloto do Lotus Seven repete êxito de 2016
Vitórias portuguesas nos H-1971 e H-1976
Lotus Elite vence Index de Performance
Os pilotos e equipas do Historic Endurance foram brindados hoje com um belíssimo dia de Primavera nos Pirinéus-Atlânticos e foi neste aprazível cenário que se disputou a primeira das duas corridas do programa do Pau Classic Grand Prix.

O muito público que preencheu as bancadas do Circuit de Pau-Ville assistiu a uma corrida movimentada em todas as cinco classes, por vezes com lutas entre carros de classes distintas, com o local Florent Cazalot (Lotus Seven) a cortar a linha de meta na primeira posição, seguido pelos portugueses Vasco Nina (Porsche 911 2.8 RS) e Joaquim Soares (Lotus Elan).
Com o pelotão formado atrás do “Leading-Car”, o Lotus Seven de Florent Cazalot teve um arranque fulgurante da primeira posição da grelha de partida e chegou confortavelmente à frente na travagem para a curva La Gare. Vencedor neste mesmo palco em 2016, Florent Cazalot aplicou-se a fundo nas voltas iniciais, realizando a volta mais rápida da corrida e construindo uma vantagem de quinze segundos para o pelotão perseguidor, que ao fim de meia dúzia de voltas já era liderado por Savinien Legeleux. Este último ainda reduziu para metade a vantagem do seu adversário, mas o esforço realizado em pista esvaneceu-se na ronda de “pit-stops” obrigatória.

Enquanto Florent Cazalot rumou a um triunfo merecido na classe GTP & SC, o mais novo da família Legeleux em pista controlou à seu bel-prazer a segunda posição na sua corrida. Sem entrarem em excessos, num circuito que não perdoa qualquer demando, João Mira Gomes e Nuno Afoito completaram o pódio da classe com uma corrida esclarecida.
Vasco Nina vence nos H-1976 e Joaquim Soares nos H-1971
Depois de estar entretido boa parte da corrida com o Ford Escort RS 1600 português, Vasco Nina (Porsche 911 2.8 RS) foi o segundo a cortar a linha de meta e com isso triunfou na categoria H-1976. O piloto da Aurora Motorsport viu a sua corrida de 45 minutos interrompida já perto do final para cumprir um “Drive Through”, por ter não ter cumprido na íntegra o handicap de paragem nas boxes, mas o facto de ter realizado uma corrida de elevado nível e consistência, permitiram-lhe manter a posição e vencer na classe H-1976. Paul Daniels (Porsche 911 RSR) terminou no segundo posto.

Estreante nas ruas de Pau, o experiente Joaquim Soares mostrou um andamento muito rápido ao longo da prova, o que lhe permitiu ser o segundo melhor português em pista e vencedor da classe H-1971. O piloto da Maia beneficiou do azar que bateu à porta do Ford Escort RS 1600 de Miguel Ferreira/Francisco Carvalho na derradeira volta. O duo português estava a ser claramente o mais rápido em pista da sua classe, imprimindo um andamento impressionante no final da corrida, conseguindo mesmo aproximar-se do Lotus Seven de Florent Cazalot, mas um cubo de roda partido relegou-os para o segundo posto dos H-1971 ao cair do pano.

Aproveitando o bom conhecimento do circuito, ainda no que respeita aos H-1971, Franck Biraben (Porsche 911 R) terminou no terceiro lugar, beneficiando dos problemas sentidos logo nas voltas iniciais por parte da dupla Domingos Sousa Coutinho/Rui Maia (BMW 2800 CS), que devido a uma passagem suplementar pelas boxes terminaram no sexto lugar.