As GT Winter Series voltarão a visitar a Península Ibérica na temporada 2022/2023, com duas provas em Portugal e quatro em Espanha.
A competição de Inverno organizada pela alemã Gedlich Racing, experiente organizadora de Track Days, e pela Race Ready, como parceiro desportivo e local, volta a reunir na Península Ibérica mais de três dezenas de GT e Protótipos, divididos por sete classes.
O início de temporada está agendado para os dias 12 e 13 de Dezembro, no Autódromo Internacional do Algarve, sendo que lista de inscritos apresenta 34 concorrentes. A segunda corrida em Portugal está prevista para os dias 14 e 15 de Janeiro no Autódromo do Estoril.
De forma a assegurar que a competição e preparação local do evento decorre sem sobressaltos, a organização germânica delegou a organização desportiva e local à Race Ready, líder ibérico na organização de corridas e também proprietária da licença da categoria GT4 para a Península Ibérica.
As GT Winter Series foram concebidas para serem disputadas em palcos onde a meteorologia é mais propícia à prática de desportos motorizados nesta altura do ano em que o Inverno chega em força ao norte e centro da Europa. O conceito passa por dar a oportunidade às equipas para prepararem adequadamente as temporadas desportivas regulares, com o sucesso a ser evidente, pois as equipas participantes nas GT Winter Series na temporada passada conseguiram durante 2022 vitórias no ADAC GT4 Germany, no DTM Trophy e até mesmo no Internacional GT Open.
O organizador das GT Winter Series expandiu o calendário de quatro para seis eventos esta temporada, adicionando Valência e Navarra ao calendário e repetindo as visitas a Jerez e Barcelona. Sendo este, na sua essência, um organizador de dias de testes, cada equipa pode escolher participar na sessão de testes ou então optar pelo pacote completo e participar nos testes e nas três corridas do fim-de-semana.
“Os residentes por vezes tendem a esquecer-se, mas a Península Ibérica tem alguns dos melhores circuitos do mundo. Também o nosso clima no Inverno é único na Europa e ideal para preparar da melhor forma as épocas desportivas do próximo ano. Isto, num paddock vibrante, com muitos pilotos a testa em com novas equipas e a experimentarem novas máquinas, inclusive com muitos contratos a serem fechados para as temporadas principais”, explica Diogo Ferrão, CEO da Race Ready.
O formato das GT Winter Series incluem um primeiro dia de testes apenas, com o segundo dia a ser preenchido com uma sessão de qualificação e três corridas: duas de “sprint” e outra de resistência com a duração de 60 minutos.
Calendário 2022/2023
12./13. Dez 2022 Portimão /P
14./15. Jan 2023 Estoril /P
11./12. Fev 2023 Jerez /E
18./19. Fev 2023 Valência /E
04./05. Mar 2023 Navarra /E
11./12. Mar 2023 Barcelona /E
CLASSES
VIATURAS ADMITIDAS
LMP3
Protótipos com homologacão LMP3
GT3
Carros com homologacão GT3 e respectivo BOP
GT4
Carros com homologacão GT4 e respectivo BOP
Cup 1
Ferrari 458 Challenge
Ferrari 488 Challenge
Ferrari 488 Challenge Evo
Cup 2
Porsche 992 GT3 Cup
Porsche 991.2 GT3 Cup
Cup 3
Porsche 981 Cayman GT4 Clubsport
Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport
Cup 4
Porsche 991.1 Cup
Porsche 997 Cup
BMW M2 CS Racing Winter Cup
BMW M2 CS Racing Cars
TC
Carros de Turismo
Cup X
Outros carros que não estejam nas categorias acima
コメント