- Mais de cinquenta carros vão disputar quatro corridas - Boas corridas em perspectiva para um “revival” marcante - Contingente português muito bem representado

O Iberian Historic Endurance regressa às ruas da pacata cidade francesa de Pau para uma jornada diferente das anteriores no programa do 20º Grand Prix de Pau Historique. Este fim de semana, as “3 Heures de Pau” de 1958 serão revividas em quatro corridas de 45 minutos da mais conceituada competição de carros clássicos do sul da Europa.
Para este momento especial, o pelotão do Historic Endurance será dividido em dois “plateaux”. O primeiro “plateau” vai incluirá todos carros Pré-66 e estará dividido nas seguintes categorias: viaturas construídas até 1961, Gentleman Driver Spirit (Turismos até 1965 até 2000cc + MGB + Porsche 911 SWB), a classe H-1965 e H-GTP&SC Pré-1966. O segundo “plateau” acolherá todas as viaturas Pré-1976: Gentleman Driver Spirit (Turismos até 1976 e até 2000cc), H-1971 e H-1976. Cada “plateau” terá duas corridas separadas de 45 minutos, o que equivale a dizer que a competição promovida pela Race Ready terá pela primeira vez quatro corridas no sinuoso traçado do Circuit de Pau-Ville no mesmo fim de semana.
O vencedor do troféu das “3 Heures de Pau” será o piloto que cumprir mais voltas nas quatro corridas do Historic Endurance. Esta particularidade permite que qualquer piloto se inscreva em ambos os “plateaux”, somando assim voltas com o intuito de conquistar o aclamado troféu. Para Diogo Ferrão (CEO da Race Ready): “Este promete ser um dos mais aliciantes fins-de-semana da temporada, com quatro corridas do Historic Endurance num dos mais míticos eventos para clássicos na Europa. A escolha do Historic Endurance para celebrar as ‘3 Heures de Pau’ é algo que nos enche de orgulho e poder apresentar estas grelhas de partida tão completas deixa-nos extremamente satisfeitos.”

Um total de cinquenta e seis carros de dezasseis diferentes construtores automóveis vão ser conduzidos com mestria e empenho por mais de setenta pilotos provenientes de sete países e três continentes. Este “museu rolante” conta com um rol impressionante e variado de viaturas que marcaram a sua era, desde o Porsche 356 Speedster, aos icónicos AC Cobra e Jaguar E-Type, carros que dispensam apresentações, passando pelos consagrados Porsche 911 RSR, Lotus Elan, Ford Escort ou Alfa Romeo Giulia, até aos modelos inusuais, como o Reliant Sabre 6, o Crossle 7S, o Sunbeam Tiger ou o Marcos 1800 GT.
Com o mote “Relaxed Historic Racing” e o objectivo de proporcionar disputadas e animadas provas de clássicos para Gentlemen Drivers, não há prova do Historic Endurance sem o Index de Performance. O vencedor desta classificação sairá dos resultados das primeiras corridas dos dois “plateaux”, e o prémio para o vencedor, um relógio do prestigiado relojoeiro suíço Cuervo Y Sobrinos, será oferecido na cerimónia de pódio das corridas de domingo. O Lotus Elite de Robin Ellis venceu esta classificação em 2022, um indicador que o vencedor irá provavelmente sair dos carros de menor cilindrada.
