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Historic Endurance: Duas corridas imprevisíveis no calor de Portimão



  • Eduardo Davila vence primeira corrida

  • Pedro Bastos Rezende vence a segunda

  • Porsche 356 mantém a tradição no Índex de Performance

O Historic Endurance disputou no fim de semana do Algarve Summer Party a sua primeira prova em solo português esta temporada. Após as passagens por Barcelona, Pau e Spa-Francorchamps, no Autódromo Internacional do Algarve, a maior competição de clássicos do sul da Europa voltou a proporcionar duas corridas animadas para pilotos e espectadores, em que o muito calor que se fez sentir foi um obstáculo ultrapassado pelas bem preparadas máquinas da competição organizada pela Race Ready.

Corrida 1 - Eduardo Davila vence em final dramático

Eduardo Davila venceu no final da tarde de sábado a primeira corrida de 50 minutos do Historic Endurance numa corrida que teve um final dramático.



Depois da sessão de qualificação, disputada pela manhã sábado, em que Pedro Bastos Rezende (Porsche 911 3.0 RS) foi o mais rápido, 46 concorrentes fizeram-se ao asfalto do circuito que acolheu o último Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1 no final da tarde para uma corrida emotiva.

Pedro Bastos Rezende rapidamente se lançou na frente da corrida, mas a vantagem construída nos momentos iniciais dissipou-se à quarta volta com a necessidade de colocar em pista o Safety-Car para retirar um carro imobilizado numa posição de risco. A entrada do carro de segurança foi decisiva nas estratégias das equipas, e quem soube aproveitar conseguiu subir na classificação e quem não teve a mesma felicidade perdeu posições.

Pedro Bastos Rezende parecia mais que capaz de repetir o duplo triunfo de Barcelona, até que a quatro voltas do término, problemas de motor no seu carro deixaram-no à mercê dos seus adversários, caindo para terceiro da geral e segundo da classe H-1976. O piloto espanhol Eduardo Davila (Porsche 911 3.0 RS), que seguia também confortavelmente no segundo posto, aproveitou a oportunidade para ultrapassar o favorito e ser o primeiro a ver a bandeira de xadrez, triunfando também na classe H-1976, aonde o Porsche 911 3.0 RS de Bruno Duarte e Filipe Jesus completou o pódio.

Domingo Sousa Coutinho, que este fim de semana faz equipa com Ricardo Pereira no seu BMW 2800 CS, foi o segundo carro a passar pela meta, conquistando com autoridade a vitória na classe H-1971, onde Joaquim Soares (Lotus Elan) foi o segundo classificado e Luís Sousa Ribeiro (BMW 2800 CS) o terceiro.

Corrida 2 - Rezende desforra-se de De Tomaso

Com o seu Porsche “fora de combate”, Pedro Bastos Rezende teve que recorrer ao seu espectacular De Tomaso Pantera para a segunda corrida. Saindo do 43º lugar da grelha de partida, mesmo num dia em que as temperaturas era pouco convidativas a performances extremas, o De Tomaso Pantera foi subindo posições freneticamente até ao primeiro lugar. Sem entrar em exageros, Pedro Bastos Rezende não abrandou o ritmo e cortou a linha de meta folgadamente no primeiro lugar, conquistando a vitória na classe H-1976.