Jarama Classic acolhe uma das melhores competições de clássicos da Europa - o Historic Endurance
- Race Ready
- 30 de mai.
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Após o 'Warm-Up' no Autódromo Internacional do Algarve e a prova de abertura da temporada no Circuit de Spa-Francorchamps, na Bélgica, o Iberian Historic Endurance regressa este fim de semana às pistas para um dos grandes eventos de automóveis clássicos da Península Ibérica: o Jarama Classic.
Considerada uma das competições de automobilismo clássico mais prestigiadas da Europa, o Historic Endurance celebra este fim de semana mais uma edição marcante do Jarama Classic, reunindo na grelha de partida no icónico Circuito de Madrid Jarama – RACE mais de três dezenas de carros emblemáticos, conduzidos por cerca de sessenta pilotos de oito nacionalidades distintas.
O primeiro circuito permanente construído em Espanha — palco de nove Grandes Prémios de Fórmula 1 entre 1968 e 1981 — é conhecido pelas suas variações de elevação e por ser um traçado técnico e estreito, o que dificulta as ultrapassagens e torna as corridas especialmente estratégicas. As temperaturas acima dos 30 °C previstas para Madrid durante o fim de semana irão colocar pilotos e máquinas à prova, exigindo o máximo de resistência e concentração.
Da história do evento madrileno reza que os Ford GT40, quando presentes, costumam liderar os acontecimentos em pista. Paulo Lima, vencedor das duas corridas realizadas em 2024, inicia verdadeiramente a sua campanha de 2025 no Historic Endurance e de certeza que quererá mostrar as suas credenciais em Jarama. Já Hipólito Pires, com Diogo Tavares e Tiago Raposo Magalhães, irá estrear um Ford GT40 ao mesmo tempo que a tripla portuguesa alternará a condução de um não menos vistoso Bizzarrini 5300 GT, num fim-de-semana para recordar.
Numa grelha de partida que é um verdadeiro museu em movimento, a oferta é variada e para todos os gostos. Para os apreciadores de modelos americanos, para além do GT40 — que dispensa apresentações — estarão presentes dois Shelby Mustang GT350, um deles a estrear-se nas mãos de Ernesto Vieira e André Castro Pinheiro, bem como um Ford Mustang adicional e ainda o espectacular Chevrolet Corvette C3 de Pedro Bethencourt e Jorge Nogueira Pinto, que fará as delícias dos muitos espectadores esperados. Apesar de construído pela Ford Europa durante a década de 1970, o Capri RS2600 da família Rueda não deixa de ser um “americano de coração”, tal como o Escort RS de António Simões, um dos primeiros pilotos portugueses a singrar nas corridas de monolugares no estrangeiro que regressa ao Historic Endurance e que irá acompanhar a estreia de Manuel Domingues.
Dizem as estatísticas que, sempre no espírito dos três “3 Cs” - No Crashing, No Cheating, No Complaining - a maior “ameaça" aos GT40 são os Porsche 911 RS. Bruno Duarte/Filipe Jesus, Bruno Santos e o também regressado Antonio Cubero vão conduzir estas máquinas com motores de 3 litros. Mas há vários outros exemplares saídos das oficinas de Zuffenhausen, como um Porsche 356 — o primeiro modelo construído pela marca — de Fabiano Vivacqua Jr, os 911 SWB e 911 2.5 ST, e ainda um Porsche 914/6 conduzido por Manuel de la Torre, que desta vez em parceria com Pedro Moriyon. A “die deutsche Automobilindustrie” conta ainda com dois BMW: o habitual 1800 TiSA da família Velez-Grilo e o 1600 TI de François Guerin.
Para os que preferem carros britânicos, estarão presentes nada mais, nada menos do que quatro modelos distintos da marca Lotus — o protótipo 23B, o vitorioso Elan 26R, o inovador Elite e o histórico Seven — para além do pequeno Merlyn MK4 de Carlos Barbot e do Ford Cortina Lotus de Luís Sousa Ribeiro, um carro que resulta da colaboração entre a Ford do Reino Unido e a Lotus Cars, nos anos 1960.
A indústria automóvel italiana é mundialmente reconhecida pelo seu design elegante, arrojado e inovador, mas também pelo seu glorioso passado no automobilismo. Para além do já referido Bizzarrini 5300 GT, veremos em pista no Circuito de Jarama três Alfa Romeo GTAm, um dos modelos preferidos dos pilotos da categoria H-1971, pela sua unânime beleza e fantástico gozo de condução que proporciona —, bem como o Ti Super de Paulo Rompante, equipado com um motor de 2000 cc utilizado em provas nos Estados Unidos da América, competindo por isso na classe Grand Touring Prototype and Sport Cars (GTP & SC).
Por fim, a representação da indústria automóvel japonesa estará a cargo do Datsun 1200, um modelo com uma enorme tradição no automobilismo português, de Davide Marques e Rui Castro.
Na primeira corrida do fim de semana estará também em disputa a vitória do Index de Performance, a classificação que visa premiar a regularidade, consistência e mérito relativo de cada equipa, tendo em conta o desempenho dos seus carros em função das suas características técnicas — e não apenas o resultado absoluto na corrida. Habitualmente os carros de menor cilindrada levam a melhor, e o vencedor da edição passada, o Lotus Elite da dupla Martin Aubert / Adam Bruzas parte naturalmente como favorito, mas que terá de levar em consideração o Porsche 356, o Datsun 1200 e o Ford Cortina Lotus, todos eles também com excelentes handicaps que podem ser conhecidos na lista de inscritos.
O vencedor desta classificação que reflete o espírito da competição - celebrar a autenticidade, a paixão e o mérito técnico, e não apenas a velocidade pura - levará para casa um exemplar exclusivo da marca suíça, com raízes latinas, Cuervo Y Sobrinos.
Como é tradição, a qualificação do Historic Endurance será disputada pelas 11h55 de sábado, com a primeira corrida do fim de semana a ser disputada às 17h15. A segunda corrida do fim de semana decorrerá pelas 12h05 de domingo e será transmitida em directo live streaming nas redes sociais da Race Ready.Ao longo dos anos têm sido muitos os milhares de espectadores que passaram pelo Jarama Classic, esperando-se nova enchente ano. Os interessados em adquirir o ingresso para o evento do icónico circuito de Madrid poderão fazê-lo nos El Corte Inglés de Espanha, ou, através da internet, no website jarama.org/competicion/jarama-classic-2025.

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