top of page

Muitas novidades em casa cheia no Jerez Historic Festival



Menos de quinze dias depois do Iberian Historic Endurance ter espalhado magia no encerramento do Estoril Classics, com uma das melhores corridas da sua história, a caravana da mais prestigiada competição de clássicos da Península Ibérica desloca-se ao Circuito de Jerez-Ángel Nieto para servir de “cabeça de cartaz” do Jerez Historic Festival. Com uma grelha de partida de luxo e a maior de sempre neste circuito, o grande evento andaluz está recheado de regressos de luxo e novas caras e carros que irão abrilhantar ainda mais o espectáculo para todos aqueles que se deslocarem ao antigo circuito do mundial de Fórmula 1 e do Campeonato do Mundo de Sport-Protótipos, ou assistirem às corridas de domingo do Jerez Historic Festival através do Live Streaming nas redes sociais Youtube e Facebook.

No retorno do Historic Endurance às pistas espanholas, Jordi Puig não perdeu a oportunidade de tirar o seu Ford GT40 da garagem, o que eleva para dois o número de GT40 à partida, pois Paulo Lima volta a participar com o exemplar que liderou a corrida do Estoril Classics, corrida essa ganha por Bruno Santos, que também estará na linha de partida com o seu Porsche 911 3.0 RS.

Também em dose dupla estará um outro modelo favorito pelo público, o impressionante De Tomaso Pantera, pois além do regresso do carro ganhador de Pedro Bastos Rezende, haverá um outro à partida, neste caso o exemplar da dupla Luis Delso/Carlos de Miguel.


Esta vai ser uma prova marcada por várias estreias e muitos carros novos. Charlie Martin e Justin Maeers vão alinhar com um Cooper Monaco T49, um modelo nunca anteriormente visto no Historic Endurance, mas que chegou a competir nas 24 Horas Le Mans com Jim Russell e Bruce McLaren. David Methley traz o seu espectacular AC Cobra (H-1965), enquanto Mark Pangborn e a dupla formada por David Smithies e Christopher Clarkson alinham com Austin Healey 3000. Não é exatamente um modelo novo entre nós, mas este Ginetta G4R de Sharon Adelman e George McDonald faz o seu debute no Historic Endurance.


O número de estreantes não se esgota aqui, pois James Hagan alinhará com um Ford Cortina e as duplas Steve Jones/Chris Atkinson e Stephan Joebstl/Andy Willis vão correr com os seus Lotus Elan 26R. Max Smith Hillard trará o seu pouco comum Lotus 10, um carro de carroçaria de alumínio que Colin Chapman concebeu em torno de Bristol Straight-6. O campeão de Portugal de clássicos, Pedro Poças, junta-se como convidado a este eclético pelotão com o seu Porsche 924.

A prova deste fim de semana também ficará marcada por vários regressos, alguns deles interessantes de observar. A família suíça Huber é bem conhecida das corridas organizadas pela Race Ready, mas para este evento excedeu-se ao inscrever três carros: dois Mustang para os irmãos Max e Guillaume e ainda um Chevrolet Corvette C3 para o pai Ralf.


No campo da popular marca Porsche, destaca-se o retorno do 911 2.8 RSR do ex-piloto do WEC, Paul Daniels, dos 911 3.0 RS das duplas espanholas Rafael Sanchez/Eduardo Sanchez e Juan Alonso/Jose Antonio Zorrilla, ainda o carro idêntico da dupla lusa Carlos Brizido/João Pina Cardoso que fará a sua primeira corrida esta temporada. Já o sempre rápido Eduardo Davila, ex-piloto do Campeonato de Espanha de GT, vai trocar o seu habitual 911 3.0 RS por um Datsun 1200, um sério candidato ao triunfo no Index de Performance, a competição que oferece em todas as provas um exclusivo relógio da Cuervo y Sobrinos.


Sobre o fim de semana que se avizinha, Diogo Ferrão, CEO da Race Ready, comenta: “Depois de uma corrida com 45 equipas, que se portaram de forma exemplar do ponto de vista desportivo no Estoril, vamos agora para Jerez, onde teremos corridas em dose dupla corrida. Temos muitas novidades entre os nossos inscritos, vindos um pouco de toda a Europa para a prova de Jerez de la Frontera, num evento que se começa a afirmar como o maior de Espanha.”


O Historic Endurance realiza a sua sessão de qualificação às 12h05 (hora local) de sábado, para as 18h20 disputar a sua primeira corrida de 50 minutos de duração. A segunda corrida, com igual duração, disputa-se às 13h30 de domingo.



Comments


bottom of page