Plantel de luxo do Historic Endurance em Valência
- Race Ready
- 11 de set.
- 5 min de leitura

Após três meses de interregno de verão, o Iberian Historic Endurance regressa ao Circuito Ricardo Tormo, em Valência, entre os dias 12 e 14 de setembro de 2025, trazendo consigo uma grelha recheada de algumas das máquinas mais icónicas do automobilismo histórico europeu e mais de trinta carros inscritos.
Esta prova, integrada no programa do Valencia Iberian Racing Festival, marca o regresso da competição de clássicos mais prestigiada do sul da Europa a um traçado seguro e técnico, ideal para explorar o potencial destes carros clássicos, prometendo um espetáculo vibrante com duas corridas de cinquenta minutos, onde a estratégia, a gestão da mecânica e a regularidade serão tão importantes como a velocidade pura.
Com um pelotão repleto de diversidade e qualidade, tanto pelo historial desportivo como cinematográfico, os Ford GT40 inscritos saltam imediatamente à vista. Paulo Lima regressa ao volante do seu exemplar, que tantas alegrias lhe tem dado no Historic Endurance. Desta vez, o piloto português terá a oposição de um carro idêntico, inscrito pela equipa belga HY Racing. Habituados a competir ao volante de um Cobra Daytona, Olivier Muytjens e Brice Pineau — dupla experiente e com provas dadas — estreiam em Valência o seu magnífico GT40.
Numa lista de inscritos de fazer inveja, há muitos mais carros que escreveram páginas da história do automobilismo. Da Suíça, Pai e filho Guillaume Huber e Ralf Huber vão conduzir, respetivamente, um Ford Mustang e um Shelby GT350, dois carros espetaculares preparados pela Calvin Motors. Ainda no universo dos “muscle cars”, o estrondo saído dos escapes do Chevrolet Corvette L88 de Pedro Bethencourt e Jorge Nogueira Pinto fará certamente as delícias dos fãs.
Timothy Mahapatra, no seu Jaguar E-Type versão semi-Lightweight, e Laurent Jaspers, no Jaguar E-Type versão 63, vão espalhar velocidade e requinte britânico pela pista. Os carros das marcas do Reino Unido terão uma presença mais numerosa neste fim de semana, principalmente na classe H-1965, onde correm estes dois “Big Cats” e cinco Lotus Elan, em várias especificações, que prometem batalhas acesas, com Paul O'Reilly no Elan S1 da SPY Motorsport, Richard Bateman e Roger Barton no Elan da Batman Motorsport, e Jeremy Clark num S4 da Torco Racing Oils. François Guerin traz a jogo o seu Lotus Elan +2, assistido pela RP Motorsport, ao passo que a Team Rascagnères by Racing Car Mews colocará em pista para além de um Lotus Elan, também um protótipo Lotus 23B para Xavier Rascagnères, Jérôme Peyrat e Didier Mantz. O contingente britânico fica completo com o Mini Cooper de Antonio Escalante e com o MGB de Gonçalo Silva e Jorge Pinto, assistido pela Best Lap Garage, dois carros regressam após algumas temporadas de ausência.
Ainda no mundo anglófono, juntam-se este fim de semana à grelha de partida Manuel Domingues, que se estreou no Jarama Classic no automobilismo, com um Ford Escort preparado pela ASM Team — uma equipa que chegou a dar cartas nas provas de resistência a nível mundial, incluindo várias participações nas 24 Horas de Le Mans. Outro representante da marca da oval azul é o sempre espetacular Capri 2600 RS dos irmãos José e Pablo Rueda.A presença germânica nas corridas de clássicos faz-se sentir através de duas marcas: a BMW, nos Turismos, e a Porsche, nos GT. Na grelha de partida deste fim de semana estarão um BMW 2800 CS, partilhado por Rui Maia e Pedro Maia, e um BMW 1800 TiSAm, da dupla pai e filho Alberto e Tomaz Velez-Grilo — que este fim de semana também irão conduzir um Fórmula Ford nas duas corridas da Single Seater Series.
A marca de Weissach é a mais representada em número. Pela primeira vez nesta temporada teremos dois 914/6 na partida, pois, para além do habitual exemplar de Manuel de la Torre, Carlos e Nuno Matos estreiam um Porsche preparado pela MR Auto. Os Porsche 911 dominam em quantidade e variedade, com modelos 3.0 RS, como os de Rafael Sanchez Alcala e Eduardo Sanchez Muñoz ou de Carlos Brízido e Miguel Lobo, o modelo R de Antonio Sainz, o 911 2.5 ST de António Castro Ortega e Jesus Escribano, e o 911 2.8 RSR de Robin Ellis, pela JWA Racing. Todos competirão nas categorias H-1976 ou H-1971, prometendo duelos intensos nas curvas rápidas de Valência. Isto, sem esquecer que a Garagem João Gomes colocará em pista o Porsche 911 SWB de Nuno Nunes e o Porsche 911 2.5 ST de Piero Dal Maso, José Carvalhosa e Guilherme Dal Maso — dois carros tradicionalmente muito fortes na classe GDS.
Numa grelha tão cosmopolita, o charme italiano fica a cargo dos Alfa Romeo GTAm da dupla portuguesa Jorge Santos e Alcides Petiz — um nome grande da história da velocidade em Portugal — e do local Roberto Diaz-Rincon.
Uma última nota para a presença de dois japoneses, neste caso dois Datsun 1200 inscritos na classe GDS: um para os portugueses Davide Marques e Rui Castro, e outro para a dupla ibérica Guillermo Velasco e Francisco Freitas.
Numa prova que combina o encanto dos clássicos com a adrenalina do endurance, sob as regras rigorosas do Anexo K e a filosofia dos "três C" — No Crashing, No Cheating, No Complaining —, na primeira corrida do fim de semana estará também em disputa a vitória do Index de Performance.
Esta classificação visa premiar a regularidade, consistência e mérito relativo de cada equipa, tendo em conta o desempenho dos seus carros em função das suas características técnicas, e não apenas o resultado absoluto na corrida. O vencedor será premiado com um relógio exclusivo da marca suíça, de raízes latinas, Cuervo y Sobrinos.
O vencedor desta classificação, que reflete o verdadeiro espírito da competição, costuma sair do grupo de carros de menor cilindrada, como os eternos favoritos Lotus Elan, o Datsun 1200 ou até o Porsche 911 SWB.
Como é tradição, a qualificação do Historic Endurance será disputada na manhã de sábado, pelas 10h45, com a primeira corrida agendada para as 17h00. A segunda corrida decorrerá pelas 12h15 de domingo e será transmitida em direto via live streaming no canal de YouTube da Race Ready.
Transmissão mais global
Pela primeira vez, uma corrida do Historic Endurance será transmitida em espanhol, inglês, italiano e alemão em simultâneo.
A consolidação a nível europeu da competição promovida pela Race Ready permitirá que a prova seja transmitida pelo Parc Fermé TV, em italiano, e pelo Motorsport Television Deutschland, em alemão — tal como já acontece, desde o início do ano, em inglês, pelo canal de YouTube da AlphaLive.
O canal televisivo italiano Motoretro TV, em parceria com o Parc Fermé TV, também passará a transmitir as provas do Historic Endurance em diferido.





Comentários