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Sepúlveda e Aguiar conquistam o Troféu Mini Portugal 2022 com uma vitória no Estoril




Luís Sepúlveda, Duarte Aguiar e Fernando Soares venceram a derradeira prova do Troféu Mini Portugal, tendo Luís Sepúlveda e Duarte Aguiar conquistado o título da temporada de 2022 numa corrida que não defraudou as expectativas e em que condições meteorológicas do final da corrida aumentaram a dificuldades de todos aqueles que participaram na jornada decisiva no Autódromo do Estoril.



Eram cincos os pilotos que tinham possibilidades de “levar para casa" almejado troféu numa corrida que se antevia como um “sprint” de duas horas. A corrida mais longa da temporada revestia-se de especial importância, pois atribuía pontos a dobrar para outorgar o título do Troféu Mini Portugal de 2022.



Na sessão de qualificação, realizada na manhã de domingo, Bruno Lima e Paulo Lima, foram os mais rápidos, deixando atrás de si os outros dois carros com pilotos candidatos ao título, Joel Reis/Tiago Madeira e Luís Sepúlveda/Duarte Aguiar/Fernando Soares.



No início da tarde de domingo, os primeiros metros da corrida ficaram marcados pelo bom arranque de Luís Sepúlveda e Francisco Pinto, enquanto Bruno Lima e Carlos Martins tocaram-se, deixando o Mini Cooper 1275 do então líder do troféu com a frente mal tratada.





O Mini assistido pela Martinho Sport nunca “levantou o pé”, com uma gestão de corrida perfeita e isenta de erros de condução. A dupla Luís Sepúlveda/Duarte Aguiar, que teve como reforço de peso o “Sr Mini” Fernando Soares, levou a melhor sobre a concorrência nas 45 voltas da corrida, o que permitiu a Luís Sepúlveda conquistar este troféu pela segunda vez, enquanto Duarte Aguiar garantiu o troféu pela primeira vez. Contudo, esta vitória, a que se juntou a melhor volta da corrida, foi mais difícil do que aparentemente possa parecer dada a pressão colocada pela dupla José Carvalhosa/João Fedorowicz



Sem pretensões ao título, a dupla luso-brasileira José Carvalhosa/João Fedorowicz fez uma corrida ao ataque e isenta de erros, chegando a passar pela liderança, tendo terminado no segundo lugar a menos a dez segundos do carro vencedor, o que catapultou Fedorowicz para o “Top-5” da classificação final do troféu.





O último degrau do pódio foi decidido ao “photo finish” depois do Safety-Car ter agrupado o pelotão a menos de quinze minutos para o final da corrida. Os ex-vencedores do troféu Nuno Dias e José Dias regressaram, com o experiente Francisco Pinto como terceiro piloto, ele que nesta mesma corrida integrada no Group 1 Portugal também conduziu um BMW, levaram a melhor nesta luta pelo terceiro lugar sobre a dupla Joel Reis/Tiago Madeira.



Joel Reis, acompanhado por Tiago Madeira, foi o quarto classificado e assim terminou em terceiro no troféu. A prova da equipa Lusitano Racing Team foi condicionada logo nos primeiros minutos da prova, quando a caixa-de-velocidades do seu Mini ficou reduzida a uma só velocidade, obrigando esta dupla a fazer todos os malabarismos possíveis dentro de pista para acompanhar a concorrência.