Troféu Mini com record de inscritos no início da temporada no Algarve


• Troféu Mini arranca no Algarve com record de inscritos

• Pilotos fazem estreia em competição e presença feminina no Troféu

• Com 13 equipas inscritas, Troféu bate record de equipas na grelha de partida


O Troféu Mini inicia para a sua quarta temporada a sul de Portugal, no Autódromo de Portimão já no próximo fim-de-semana de 18 e 19 de julho. As 13 equipas inscritas fazem com que o Troféu bata um record de presenças, que nem na comemoração dos 60 anos da Mini, no ano passado, se alcançou. Um número de equipas auspicioso, quando 13 dos 19 Minis do Troféu existentes em Portugal estão presentes na primeira prova.

Nesta deslocação ao Algarve, o Troféu Mini vai levar os pequenos e irreverentes modelos britânicos a efectuar duas corridas de semi-resistência, com 40 minutos cada, ao contrário dos habituais 20 minutos de prova a que estão mais habituados. Com este formato, os pilotos podem dividir o carro em cada uma das provas com outro piloto ou, se assim pretenderem, fazer as duas corridas sozinhos e ganhar mais "bagagem".


Partida separada

Para este ano, foi acordado com todos os pilotos que o Troféu Mini, embora continue a integrar a grelha do Group 1 Portugal, vai contar com uma partida totalmente independente do pelotão do Group 1, até porque a partida será lançada, como é usual nestas provas de maior duração.

Troféu Mini com record de inscritos

Para o início da competição em 2020, o Troféu Mini conta com 13 inscritos nesta prova inaugural no Algarve. Com o vencedor do ano passado a ter subido o Group 1 Portugal, não faltam candidatos ao lugar mais alto do pódio. Todos com vitórias já conquistadas no passado, André Pinto/Jorge Setas, os irmãos Nuno e José Dias ou Cláudio Mota e André Marques, são os mais experientes e aqueles de quem se espera que andem mais na frente. João Cavaleiro e Silva/Rui Salvada, que vão para o segundo ano de troféu, quererem continuar a evoluir e lutar pelos melhores lugares possíveis. João Neves e Frederico Castro, não sendo estreantes, querem ganhar mais experiência e aprender melhor os "truques" de condução do Mini.

Os estreantes

Miguel Sardo é um dos pilotos "rookie" desta temporada e embora já tenha experiência de competição noutras modalidades, esta é a sua estreia em pista, pelo que deverá iniciar-se por uma fase de adaptação, mesmo que a seu lado tenha o sempre rapidíssimo Fernando Soares. Mariana Pinto Abreu também chega ao Troféu Mini sem nunca ter competido e estreia-se nesta aventura na prova do Algarve. Sendo uma presença feminina, é sempre tema de destaque no seio do pelotão e o objectivo também vai passar por ganhar experiência. Ruben Veludo é outro "rookie" nestas andanças da competição automóvel e espera mais evoluir o carro e divertir-se ao longo do fim-de-semana de corrida do que em disputar os lugares mais cimeiros. Mas neste Troféu Mini há ainda que contar com um grupo de quatro equipas brasileiras, que mesmo não tendo participado muitas vezes neste Troféu Mini, têm bastante experiência além fronteiras em competições monomarca de renome, como a Porsche Supercup. Gui Affonso, João Federowicz, a dupla Hélio Mesquita/Henrique Mesquita e Joaquim Penteado são os representantes brasileiros a reter e que podem ter uma palavra a dizer no Troféu Mini, até porque Gui Affonso foi o vencedor dos 250 km do Estoril em 2019.


Diogo Ferrão, responsável pela organização do Troféu Mini afirma que “é incrível ver este Troféu a ganhar pilotos e adeptos desta forma. Não vou esconder que estava algo apreensivo com esta prova devido à situação actual, mas a verdade é que a adesão ao Troféu Mini foi enorme e estamos a bater um record de inscritos que nem no aniversário dos 60 anos do Mini conseguimos alcançar. Para nós como organizadores é fantástico, mas acho que os mais beneficiados desta lista de inscritos ser cada vez maior são os pilotos, que se divertem mais em pista, têm mais carros para discutir posições e que quando vencem tem sempre um sabor mais especial. Tenho que dar os parabéns a todos os patrocinadores, pilotos e equipas presentes que acreditam no Troféu e espero, sinceramente, que tenham uma corrida fantástica e que se divirtam ao máximo."

O Troféu Mini entra em pista no sábado às 12h00 para a sessão de qualificação e a corrida está marcada para as 19h10 do mesmo dia. No domingo, os Mini retomam à pista pelas 13h00 para realizar a segunda corrida do fim-de-semana.