Calor, incerteza e duas boas corridas: assim arrancou a Carrera 80 em Jarama!
- Race Ready
- há 2 dias
- 3 min de leitura

Em mais uma edição do Jarama Classic, a temporada de 2025 da Carrera 80 arrancou com um fim-de-semana pleno de emoções, calor intenso e corridas disputadas que colocaram à prova tanto os pilotos como as suas máquinas.
A visita ao histórico circuito madrileno, com muito público nas bancadas e um ambiente verdadeiramente vibrante, teve um pequeno percalço inicial quando o muito aguardado Venturi 400 Trophy de Jaime Puig, um dos favoritos do público, não conseguiu arrancar para a primeira corrida, deixando em suspenso as expectativas em torno da sua real performance.

O destaque inicial — que se viria a confirmar ao longo do fim-de-semana — pertenceu ao Porsche 911 RSR da dupla Cláudio Vieira e Lucas Vieira, que garantiu a pole position com oito décimas de vantagem sobre o Porsche 968 CS de Jorge López e Lucas González.
Na primeira corrida do fim-de-semana, o 911 RSR, assistido pela Aurora Motorsport, saiu destacado da grelha de partida e liderou de forma convincente. Após a troca de pilotos, e apesar de uma paragem extra imposta pelo regulamento devido à utilização de pneus slick, o carro germânico da dupla portuguesa conservou a primeira posição.
A estratégia de pneus revelou-se determinante: o estreante Jesús Diez Villarroel, ao volante de um Porsche 944 equipado com pneus semi-slick Toyo. Saindo da 5º posição, foi subindo posições surpreendeu ao assumir o segundo lugar após as trocas de pilotos, beneficiando de uma paragem nas boxes mais curta. No entanto, como era expectável, os carros equipados com slicks começaram a recuperar terreno de forma consistente, com Villarroel a descer até ao quarto lugar da geral e terceiro da classe GTCopa.

Entre os protagonistas da recuperação destacou-se o Porsche 968 CS de Lucas González e Jorge Lopez. Com pneus Hankook, protagonizou uma extraordinária ponta final, ultrapassando não só os concorrentes com pneus Toyo — que o haviam suplantado na fase inicial — mas também os adversários com pneus slick, cortando a meta na primeira posição e como vencedor da classe GTCopa. Cláudio Vieira e Lucas Vieira ficaram com o segundo lugar, enquanto Ricardo Pereira, sempre muito eficaz ao volante do seu Ford Escort RS2000, equipado com pneus slick da Hankook, terminou na terceira posição, como o melhor carro de Turismo em pista e natural vencedor da classe GR1/N.

A animação das corridas de Turismo e GT, com máquinas que escreveram capítulos da história do automobilismo de 1976 ao início dos anos 1990, regressou no domingo com mais uma corrida de 40 minutos. As lutas no pelotão cativaram o público ao longo de toda a prova, e o duelo entre Jesús Diez Villarroel, experiente piloto espanhol, e o jovem português Lucas Vieira foi especialmente renhida, enquanto, mais atrás, os sempre combativos VW Golf GTI disputavam palmo a palmo o topo da classificação da sua classe.

O Porsche 911 RSR, sempre espectacular em pista, foi novamente o primeiro a cumprir o longo handicap imposto pelos pneus slick e, após a troca de pilotos, Jesús Diez Villarroel assumiu a liderança. Foi então que o Porsche 924 de Pedro Poças e Eduardo Santos emergiu como uma das surpresas da corrida, colocando-se na terceira posição — onde terminaria. Já o vencedor de sábado, o Porsche 968 CS, sofreu uma paragem prolongada nas boxes e dois problemas técnicos que obrigaram a breves imobilizações em pista, acabando por abandonar a corrida.

Com a família Vieira a garantir categoricamente a primeira vitória da temporada na Carrera 80, e Jesús Diez Villarroel a cortar a linha de meta em segundo, outro destaque foi o BMW E30 M3 de Francisco Carvalho e Carlos Tavares, que, após a troca de pilotos, recuperou várias posições até alcançar o pódio, encerrando a corrida com um excelente terceiro lugar e a segunda vitória consecutiva na classe TMAX.
Sem Ricardo Pereira em pista no segundo confronto, João Mira Gomes e Nuno Afoito, ao volante do Ford Escort RS2000, triunfaram na classe GR1/N, conseguindo ainda um 4º lugar à geral, o que num carro de especificação Grupo 1 não deixa de ser um excelente resultado.

Nas restantes classes, Dan Jiménez, em Honda Civic, conquistou uma “dobradinha” na classe T2000, superando a dupla Juan Alonso/José Antonio Zorrilla, em carro idêntico, enquanto João Neves venceu por duas vezes na T1400, no seu Toyota Starlet.

No GR2, Javier Basagoiti, em VW Golf, venceu a primeira corrida, mas na segunda, a dupla portuguesa Rui Moura/António Duarte — que tinha abandonado na prova de sábado — levou a melhor.
A Carrera 80 voltou a demonstrar porque é uma das provas mais empolgantes dos fins de semana de corridas da Race Ready, combinando história, velocidade e estratégia num fim-de-semana inesquecível para os apaixonados dos automóveis clássicos de competição. A competição ibérica regressa no fim de semana de 13 e 14 de Setembro, em Valência.


Comentários