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Corridas do Historic Endurance voltaram a encantar nas ruas de Pau no Sábado

Atualizado: há 7 dias

- Florent Cazalot venceu na Pré-66

- Dupla lusa brilhou na Pré-77

- Luís Sousa Ribeiro venceu Index de Performance



Absorvendo a atmosfera vibrante tão única do Pau Classic Grand Prix, a primeira metade das “3 Heures de Pau” foi cumprida no sábado, com os dois “plateaux” do Iberian Historic Endurance a oferecerem aos muitos espectadores, que todos os anos se deslocam ao Circuit de Pau-Ville para ver estas encantadoras máquinas de competição de outros tempos, um espectáculo de grande nível.


Na corrida para o “plateau” Pré-66, o local Florent Cazalot (Lotus Seven) foi o vencedor, enquanto que no pelotão Pré-77, o destaque foi todo para a dupla portuguesa Mário Meireles/Vasco Nina.




Pré 66: Cazalot vence corrida que teve 5 líderes


Depois da dupla vitória nas corridas do Historic Endurance da temporada passada, Florent Cazalot de Lotus Seven voltou a beber o champanhe da vitória nas ruas do coração do antigo principado soberano de Béarn. Contudo, a vitória do pole-position não foi tão fácil quanto pode parecer, pois esta foi uma corrida que teve cinco líderes diferentes.


No final da manhã de sábado, o pelotão de três dezenas de viaturas - construídas até 1961, da classe Gentleman Driver Spirit (ou GDS, para viaturas de Turismo até 1965 até 2000cc, MGB e Porsche 911 SWB) e de acordo com as classes H-1965 e H-GTP&SC Pré-1966 - atacou as 15 curvas do traçado de 2,760 quilómetros. Após uma forte largada, Damien Kohler colocou o AC Cobra no topo da classificação, perseguido pelo Lotus Seven de Cazalot, o Lotus Elan 26R de Katsu Kubota e o Crossle 7S de Stéphane Rey/Mathias Rey. Com um curto período de Safety-Car que reagrupou o pelotão, os quatro primeiros seguiram por esta ordem até à janela da paragem obrigatória nas boxes abrir. Apesar do Lotus Seven ser mais rápido na parte sinuosa, não conseguia ultrapassar o AC Cobra que impunha a sua maior potência nas rectas.





Cazalot foi o primeiro a entrar nas boxes, acção repetida por Kohler três voltas depois, o que deixou Kubota na frente da corrida. Richard Hywel-Evans arriscou parar mais tarde que todos, o que lhe permitiu posicionar o seu Austin Healey 3000 na frente da corrida à 15ª volta, mas esta manobra custou-lhe uma penalização de 50 segundos. No fim de contas, Kohler manteve o espectacular AC Cobra na primeira posição, enquanto Cazalot caiu para terceiro devido a uma paragem nas boxes mais lenta.


Porém, o piloto francês do Lotus Seven estava decidido a voltar a vencer nesta pista que tão bem conhece. Cazalot fez uma segunda parte da corrida ao ataque e à 19ª volta ultrapassou Kubota, para na volta seguinte suplantar o compatriota Kohler, assumindo a primeira posição na corrida. Cazalot continuou a toada