O Iberian Historic Endurance faz parte das exclusivas grelhas que integram o Estoril Classics;
Corrida servirá de homenagem a um dos melhores pilotos portugueses de sempre: Nicha Cabral;

Lotação esgotada na prova com um fantástico número de 44 equipas inscritas
Um dos mais conceituados eventos de clássicos da Europa está de regresso ao Estoril Classics no fim-de-semana de 09 a 11 de Outubro e a competição Iberian Historic Endurance faz parte desta festa com 44 equipas inscritas, ou seja, com lotação esgotada. O Historic Endurance vai contar este fim-de-semana com duas sessões de qualificação e uma prova de 50 minutos, ao contrário do que é habitual para os pilotos desta competição, que costumam realizar duas corridas de 50 minutos.
O Autódromo do Estoril é um circuito que já não tem muitos segredos para a maior parte dos pilotos que costumam integrar o Iberian Historic Endurance, mas este ano há inscrições novas e pilotos que visitam pela primeira vez o circuito na última corrida do fim-de- semana e que servirá de homenagem aquele que foi um dos melhores pilotos portugueses: Nicha Cabral.
O regresso à competição
Depois de uma paragem de verão, o Iberian Historic Endurance regressa aos circuitos no Estoril, depois de ter visitado o Algarve em Julho e logo num evento de enorme dimensão como é o Estoril Classics.
Com uma lista de inscritos provisória de 44 participantes, registo para a presença de alguns participantes do Group 1 Portugal, que trazerem os seus carros e enfrentam um pelotão, teoricamente mais forte e com uma abordagem à corrida ligeiramente diferente.

De enaltecer a presença de dois Datsun 1200 que costumam disputar a Production Cup no Group 1. Francisco Freitas e Tomás Pinto Abreu, são os dois bravos e este último assume este evento como uma enorme festa e traz a companhia do pai, Francisco Pinto Abreu. Os dois Datsun 1200 vão inserir-se na categoria Gentlemen Drivers Spirit, onde terão a companhia do BMW 1800 TISA de João Sardinha/Manuel Melo. Como convidado, chega da Alemanha um Alfa Romeo GT com o piloto Volker Hichert, que poderá ser um bom rival para o BMW português.
Na bem preenchida categoria H-65 há carros espetaculares, como o AC Cobra Daytona do piloto francês Xavier Tancogne, o Ford Falcon holandês de Jaap van der Ende/Martien Bijleveld, mas também o raro Porsche 904/6 que o dinamarquês Thorkild Stamp trará. Há também uma armada holandesa que traz quatro Ford Mustang de Max Boodie, Harmen van Putten, Bart Uiterwaal e Frans Maarschall, que vão encontrar o Ford Mustang “nacional” de João C. Costa. A categoria de H-65, a mais internacional da competição traz ainda dois Jaguar E-Type, o Anglo-germânico de Rhea Sautter e Andrew Newall, sempre um candidato à vitória e outro alemão, mas residente em Portugal da dupla Robert Frowein/Ottmar Gast.

A categoria H-71 é uma das que traz mais participantes. Desde o ágil Lotus Elan +2 de Filipe Matias/Pedro Cerqueira aos potentes BMW 2800 CS, um de Domingos Coutinho e outro de Luís Sousa Ribeiro, há ainda uma enorme panóplia de carros que fazem parte dos nossos sonhos para ver, por exemplo, os espetactulares Alfa Romeo GTAm um do português Jorge Santos e outro do alemão Christian Oldendorff. Haverá dois Porsche 2.5 ST espanhóis, um da dupla pai e filho Idelfonso Garcia e outro de António Castro/Stig Nas que vão encontrar no Porsche 2.5 ST conduzido pela tripla de pilotos nacionais José Carvalhosa/Piero Dal Maso/Nuno Nunes uma forte oposição. O francês Francois Guerin fará dupla com o português Pedro Gordo num BMW 1600 Ti e de França chega também a dupla Philippe Bonny/Michel Renavand em BMW 2002 Ti. O português Manuel Ferrão entra também nesta categoria trazendo desta vez o seu bonito Ford Escort TC ex- Francisco Santos.
