
- Lars Rolner volta a festejar no Estoril
- Pilotos portugueses vencem nos H-1965 e nos H-1971
- Dupla ibérica triunfa no Index de Performance
O Iberian Historic Endurance teve a honra de encerrar as hostilidades da sexta edição do Estoril Classics. Foram cinquenta minutos em que mais de quatro dezenas de viaturas deram o seu melhor na pista do Autódromo do Estoril, procurando desfrutar do prazer de conduzir máquinas que ajudaram a escrever capítulos da história do desporto automóvel num dos circuitos emblemáticos do automobilismo mundial.
Após a qualificação de sábado, durante a qual a dupla Lars Rolner/Patrick Simon fez prevalecer a sua maior experiência sobre a concorrência, sábado o Porsche 911 3.0 RS com as cores da Martini Racing arrancou rumo à vitória a partir do momento em que o semáforo se desligou. O vencedor desta mesma corrida no ano transacto e o ex-campeão Le Mans Series (classe FLM em 2011) rapidamente se isolaram no comando na prova e nem os dois períodos de safety-car, para remover viaturas imobilizadas em pista, impediram a sua caminhada triunfal.

Carlos Barbot e Pedro Matos foram os segundos classificados, mesmo tendo perdido algumas posições nos momentos iniciais da corrida, a dupla do Lotus Elan 26R soube tirar partido dos períodos com o carro de segurança em pista, para recuperar tempo perdido e avançar lugares na classificação para o triunfo na categoria H-1965.
O terceiro lugar na corrida, e segundo entre os H-1976, foi decidido após um duelo espectacular entre quatro Porsche 911 3.0 RS e teve momentos escaldantes, ao ponto de assistirmos a três carros a discutirem uma posição na travagem da Curva 1. Os portugueses Bruno Duarte/Filipe Jesus regressaram ao pódio no Iberian Historic Endurance, após levarem a melhor sobre Annette Rolner/Pierre-Alain Thibaut e sobre o consagrado Fernando Soares. O quinto posto na classe foi conquistado por Filipe Nogueira (Ford Escort), o que correspondeu ao seu melhor resultado da temporada.
Depois de uma animada luta com o conspícuo 911 3.0 RS cor-de-rosa de Annette Rolner e do ex-campeão belga de carros de Turismo, Pierre-Alain Thibaut, o Jaguar E-Type que a alemã Rhea Sautter divide com o conhecido preparador inglês Andrew Newall acabou no segundo posto dos H-1965. Palle Pedersen finalizou no terceiro lugar da categoria, e caso não tivesse entrado em pião, a pouco mais de dez minutos do término, o seu resultado poderia ter sido ainda melhor.

Entre os carros da H-1971, Miguel Ferreira e Francisco Carvalho lideraram confortavelmente nos primeiros vinte minutos, até que a mecânica do seu Ford Escort RS16000 os acabou por trair, algo que infelizmente também tirou de prova a dupla Mário Silva/Carlos Tavares. Joaquim Soares conseguiu repetir a primeira posição de Portimão, impondo-se sobre a armada da marca do Quadrifoglio. O alemão Christian Oldendorff no raro Alfa Romeo GTA Corsa foi o segundo classificado e a dupla portuguesa Jorge Santos/Alcides Petiz (Alfa Romeo GTAm) completou o pódio.
Na classe Gentlemen Driver Spirit (GDS), que reúne todas as viaturas equipadas com motores até 1300cc e todos os automóveis de Turismo até 2000cc, assistiu-se ao domínio de Michel Mora (Porsche 911 SWB) que teve uma boa disputa até que o compatriota Philippe Quiriere (Morris Cooper S) foi forçado a abandonar. O 911 SWB inscrito pelo trio Nuno Nunes/Piero dal Maso/José Carvalhosa ficou no segundo, imediatamente de Piero dal Maso a “solo” num carro igual.
