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Jarama Classic contou com espetáculo do Historic Endurance

  • Foto do escritor: Race Ready
    Race Ready
  • há 3 dias
  • 4 min de leitura



O Jarama Classic foi o palco ideal para a estreia em 2025 do Iberian Historic Endurance em Espanha. No histórico Circuito de Madrid Jarama – RACE, com 18.000 espectadores presentes, viveu-se um ambiente de grande calor humano e animação no paddock, enquanto decorreram em pista duas corridas verdadeiramente empolgantes.


Na sessão de qualificação que definiu a grelha para a primeira corrida, a inscrição de última hora do Ford GT40 da equipa Classic Legends, guiado por Hipólito Pires / Diogo Tavares / Tiago Magalhães, colocou o “novo” Ford GT40 de Hipólito Pires na pole position, surpreendendo os habituais favoritos. Bruno Santos e o filho Tiago Santos alinharam também na primeira linha, com o seu Porsche 911 RS, enquanto a segunda linha ficou preenchida pelo Ford GT40 de Paulo Lima e o Chevrolet Corvette C3 L88 partilhado por Pedro Bethencourt e Jorge Nogueira Pinto.





Na tarde de sábado, o arranque foi marcado por uma intensa luta pelas primeiras posições. Paulo Lima saltou para o comando logo na primeira volta, seguido de perto por Bruno Santos. À medida que a corrida se desenrolava, o Ford GT40 foi ganhando vantagem, isolando-se na frente. Paulo Lima geriu a prova de forma exemplar, conquistando a vitória absoluta e na classe GTP & SC, onde partilhou o pódio com Carlos Barbot / Filipe Vieira de Campos (Merlyn MK4) e João Mira Gomes / Nuno Afoito (Lotus Seven).


Mais animada foi a luta pelo segundo lugar, com a vitória na classe H-1976 em disputa. A apenas nove minutos do fim, a equipa da MR Auto, composta por Carlos Brizido e Miguel Lobo, ultrapassou a dupla Bruno / Tiago Santos e assumiu a liderança da classe. A disputa manteve-se intensa até à última volta, com o Porsche 911 RS de Bruno Duarte / Filipe Jesus sempre à espreita de uma oportunidade, cortando a linha de meta no terceiro posto da classe.





Na classe H-1971, o triunfo coube à dupla Piero Dal Maso / João Carvalhosa, que levou o Porsche 911 2.5 ST ao quinto lugar da geral, apesar de, durante grande parte da prova, a classe ter sido liderada pelo Corvette L88 de Bethencourt / Nogueira Pinto, até à desistência por falta de gasolina para alimentar o motor de mais de 7 litros. A muito experiente dupla Jorge Santos / Alcides Petiz destacou-se ao subir à segunda posição nos primeiros momentos da prova, e poderia ter chegado ao pódio, não fosse uma avaria inesperada no Alfa Romeo GTAm. O muito público presente assistiu ainda à impressionante recuperação do Ford Escort de António Simões, acompanhado do estreante Manuel Domingues, que ascendeu ao segundo lugar, enquanto os espanhóis Antonio Casto / Ángel Lanchares, em Porsche 911 2.5 ST, usaram o conhecimento da pista madrilena para segurar um merecido terceiro lugar.




Na classe H-1965, o jovem Guillaume Huber brilhou ao vencer destacadamente nas duas corridas com o seu Ford Mustang. Em estreia promissora, Ernesto Vieira e André Castro Pinheiro, após um arranque forte, perderam algum ritmo devido a um erro na Curva Nuvolari. Ainda assim, conseguiram recuperar garantindo um merecido segundo lugar ao volante do Shelby Mustang GT350, enquanto o suíço Ralf Huber, em carro idêntico, completou o pódio.


Na segunda corrida do fim de semana, Paulo Lima voltou a dominar desde o início, rapidamente ganhando vantagem sobre os adversários. Destaque para o Corvette de Pedro Bethencourt / Jorge Nogueira Pinto, que, partindo de posições mais recuadas, alcançou o terceiro lugar nas primeiras voltas. Sem correr riscos desnecessários nas dobragens aos carros mais lentos, Paulo Lima conduziu o Ford GT40 da RP Motorsport para um segundo triunfo consecutivo.





Após intenso duelo com Miguel Lobo / Carlos Brizido, a dupla Carlos Barbot / Filipe Vieira de Campos cruzou a meta em terceiro e assegurou o segundo lugar na classe GTP & SC, enquanto Tiago Raposo Magalhães / Hipólito Pires encerraram o fim de semana no pódio.


Miguel Lobo / Carlos Brizido voltaram a vencer na H-1976, sendo novamente acompanhados por Bruno Santos / Tiago Santos e Bruno Duarte / Filipe Jesus.


Na classe H-1971, Piero dal Maso / João Carvalhosa conseguira recuperar a liderança na segunda parte da prova conseguindo seguidos pelo Corvette L88, um dos carros favoritos dos espectadores, e pelo Ford Escort da ASM Team.


Pai e filho, Guillaume e Ralf Huber, ocuparam os dois primeiros lugares do pódio da H-1965 no segundo confronto do fim de semana, naquela que foi a primeira pista permanente construída em Espanha.






Na categoria Gentlemen Driver Spirit (GDS), assistiram-se a dois confrontos intensos, com o Porsche 911 SWB de Nuno Nunes, o Ford Cortina Lotus de Luís Sousa Ribeiro e o Porsche 911 SWB de José Carvalhosa / João Rodrigo Santos a protagonizarem disputas renhidas, terminando ambas as corridas por esta ordem. Curiosamente, o trio foi acompanhado de perto pelo Mustang de Ralf Huber, que, apesar de competir noutra classe, demonstrou grande forma e proporcionou espetáculo ao público.




A vitória no Index de Performance — a classificação distinta que premeia a excelência técnica e a consistência, independentemente da velocidade absoluta — foi para o Lotus Elite da dupla Martin Aubert / Adam Bruzas. A repetição do sucesso alcançado em 2024 valeu-lhes, mais uma vez, um exclusivo relógio suíço da prestigiada marca Cuervo y Sobrinos, símbolo de tradição e requinte.


Luís Sousa Ribeiro, no veloz Ford Cortina Lotus, e a dupla Alberto Velez-Grilo / Tomaz Velez-Grilo, no fiável BMW 1800 TiSA, completaram o pódio.


Ao fim de três eventos, a dupla Piero dal Maso / Guilherme dal Maso lidera o “1000 km Trophy”, com duas voltas de vantagem sobre Bruno Duarte / Filipe Jesus.


A competição ibérica faz agora uma pequena pausa para regressar às pistas no fim de semana de 13 e 14 de Setembro no Circuito Ricardo Tormo, em Valência.




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