
Group 1 Portugal
250Km Estoril 2021
Derradeira corrida de 2021 com 2h e títulos de vencedores em aberto;
Carlos D. Pedro e Ricardo Pereira voam até à Pole Position;
Novos vencedores das categorias coroados no Autódromo do Estoril;
Domingo, 21 Novembro
Dia de todas as decisões para os concorrentes de Group 1 Portugal. Com a derradeira corrida a contar a duplicar e com todas as categorias ainda em aberto, os pilotos e equipas chegaram ao Autódromo do Estoril com o objetivo de qualificar o mais adiante na grelha de partida possível. 8 eram as categorias presentes no traçado de Cascais e a tensão e nervosismo era palpável quando o semáforo no final do Pit Lane passou a verde libertando os 36 carros para a sessão de qualificação de 1 hora.
Uma pista molhada foi o que os pilotos do Group 1 encontraram, pista que volta após volta vinha a melhorar secando com a passagem do pelotão. O mais rápidos numa fase inicial era o Ford Escort RS 2000 de João D. Lopes/ Filipe Martins que ditava o ritmo, com Luís P. Liberal /Francisco Freitas no seu encalço e Nuno Breda/António Maia a adaptarem-se às condições traiçoeiras da pista e estabelecendo o terceiro melhor tempo o que para a dupla da RP Motorsport era o cenário ideal pois Breda/Maia encontram-se na contenda pelo título da categoria H81-2000.
Nos VW Golf GTI MKI, Madalena Gaspar/Vasco Ferreira estabeleceram o tempo mais rápido inicialmente, no entanto quando seguiam para completar a oitava volta o ‘Pocket Rocket’ preparado pela G-Tech parou em pista acusando problemas elétrico impossibilitando a equipa de completar o restante da sessão de qualificação. Rafael C.Pinto e António Liberal aproveitaram o desaire dos seus mais diretos concorrentes para passarem para a frente da classificação. Seguidos por Carlos e Nuno Matos que completavam o Top 3 inicial.
A Production Cup, com um recorde de inscritos, a luta pela cabeceira da categoria estava ao rubro. Luís Santa Bárbara foi o primeiro a marcar um tempo, saltando para a liderança que foi curta pois João Posser, que partilha o Datsun 1200 com Miguel Caetano cinco voltas após Santa Bárbara, aproveitou a evolução da pista para saltar para a liderança. Tomás Pinto Abreu, que recebe o carro de João Rebelo Martins, coloca toda a sua experiência e rouba a liderança a Posser. Sendo só batido por Pedro Reis e Paulo Costa nos momentos finais da qualificação. A dupla que se encontra na contenda pelo título vencedor, num último esforço consegue assegurar a Pole Position da sua categoria. Reis/Costa, Abreu/Martins e Posser/Caetano seriam os três primeiros na Production Cup para a corrida de 2 horas.
Carlos Aniceto e Rui Moura estrearam o seu Toyota Starlet conseguindo o tempo mais rápido nos H81-1300, algo que João M.Ribeiro e Miguel Ribeiro replicaram na categoria H71-1600 na sua Alfa Romeo Giulia Super. Steve Soper e Mark Martin no potente Ford Capri Group 1 UK, estrearam-se no traçado do Estoril com um honroso 11º lugar da grelha e líderes da categoria Group 1 UK. Luis Sousa Costa que em conjunto com Armindo Correia levaram o seu Datsun 1200 com preparação Group 1 à 19 ª posição da grelha liderando a H71-1300.
Nos H81- Max, o Jaguar XJS V12 de André C. Pinheiro e Ernesto S. Vieira reforçaram o favoritismo na vitória da categoria fazendo a volta mais rápida, deixando os irmãos José e António Fresco, que para a prova final trouxeram Rui Lameiras para partilhar o Ford Capri, com o segundo lugar da categoria dedicada a carros até 1981 acima de 2000cc. Os estreantes Tiago Silva, Ricardo Ferrão, Fernando Xavier e António P. Santos em BMW 323i completaram o TOP 3.