
Dupla vitória para Jordi Puig/Fernando Navarrete
Carlos Barbot e Luís Sousa Ribeiro mantêm a sua hegemonia
Paulo Lima e Carlos Santos/Carlos Alfredo Santos estreiam-se a vencer
O Iberian Historic Endurance completou a sua passagem pelo Festival de la Velocidad com uma empolgante segunda corrida de 50 minutos no Circuito de Navarra. Jordi Puig e Fernando Navarrete, no seu arrebatador Ford GT40, foram os primeiros a verem a bandeira de xadrez, triunfando pela segunda vez na categoria GTP & SC. Isto, numa corrida que teve vários outros motivos de interesse.

Atrás do primeiro classificado, a segunda posição teve uma rotatividade inesperada até à paragem obrigatória nas boxes. Florent Cazalot (Lotus Seven) arrancou do segundo lugar, mas foi Carlos Barbot (Lotus Elan 26R) quem assumiu essa posição nos momentos iniciais, para ser depois ultrapassado por Eduardo Davila (Porsche 911 3.0 RS). Ainda antes da abertura da janela de paragem nas boxes, ambos foram suplantados por Florent Cazalot. Enquanto esteve em pista, o francês fez uma corrida a fundo e “atrás do prejuízo”, pois atrasou-se no arranque, passou pelas boxes e ainda teve que cumprir um “Stop & Go”. Igual infortúnio teve o espanhol Eduardo Davila, que hoje parecia capaz de repetir a vitória de ontem nos H-1976 até à 13ª volta quando uma avaria o forçou a abandonar.

Da mesma forma que o Ford GT40 rumou ao segundo triunfo do fim de semana, Carlos Barbot, o segundo a ver a bandeira axadrezada, somou a segunda vitória entre os H-1965. Já na categoria H-1971 assistiu-se a um vencedor diferente. Paulo Lima fez novamente um arranque muito forte, mas desta vez o piloto do Ford Mustang não permitiu a aproximação dos seus adversários, imprimindo o mesmo ritmo que Carlos Barbot. Sem entrar em excessos, Paulo Lima controlou a corrida, terminando à frente de Joaquim Soares, o vencedor da corrida de sábado. Curiosamente, a diferença da melhor volta entre os dois carros mais rápidos da categoria H-1971 foram menos de 0,056 segundos, o que demonstra bem o equilíbrio entre os presentes. O terceiro classificado foi o francês Franck Biraben (Porsche 911 R) que assim voltou ao pódio, reproduzindo o feito da primeira corrida em Pau no passado mês de Maio.

Savinien Legeleux (Lotus Seven) viu-se novamente atirado para a luta dos H-1971 mais rápidos, o que lhe proporcionou uma corrida viva e o segundo lugar na cerimónia de pódio da categoria GTP & SC. Paulo Rompante (Alfa Romeo Ti Super), o vencedor da categoria no Estoril Classics há duas semanas, foi o terceiro classificado, melhorando consideravelmente a sua melhor volta de ontem para hoje.