Prova de Jerez de La Frontera adiada

  • A 5ª Edição do evento Jerez La Leyenda será adiada para Dezembro

  • Aumento das restrições de circulação em Espanha motivam o adiamento

  • Por prevenção, ambos os parceiros decidiram adiar a prova


O Circuito de Jerez e a Race Ready resolveram adiar o evento Jerez La Leyenda para 19 e 20 de Dezembro, após as restrições à circulação anunciadas para Madrid, que deverão ser estendidas a outras áreas nas próximas semanas com o contínuo crescimento da pandemia em toda a Europa e principalmente em Espanha.



Após terem sido canceladas as visitas da Kia GT Cup e da Copa Cooper ao evento de Jerez logo em Abril, foi a vez de em Agosto a HGPCA – F1 até 1966, cancelar a tão aguardada visita a Jerez, motivado pelo país sair do “Travel Corridor” do Reino Unido.


Mesmo com estes contratempos, o evento mantinha-se com boas listas de inscritos no Iberian Historic Endurance, Group 1 Portugal e já com 15 carros inscritos novo campeonato Espanhol Carrera Los 80’s, para carros dos anos 80. Outras actividades estavam previstas, tal como Track days temáticos durante o fim-de-semana.


No entanto, com a evolução da atual situação pandémica em Espanha, em acordo com o Circuito de Jerez de la Frontera, a Race Ready não quis correr o risco de um cancelamento “coercivo” de última hora a dias do evento, como chegou a acontecer em Março, onde provas foram canceladas já com carros a caminho do circuito.

Por mais duro que seja tomar esta medida antecipada, todos os envolvidos concordaram que esta é a decisão mais responsável, evitando o dramático, mas provável, cancelamento de última hora. Desta forma, queremos também salvaguardar o bem-estar dos nossos pilotos e equipas.

O acumular do aumento das restrições às viagens para Espanha de países como Alemanha, Suíça e Bélgica e as novas medidas do governo espanhol de confinamento a cidades com um certo rácio de casos, obriga a esta decisão.

A nova data do evento será 19/20 Dezembro, mas poderá ter ainda algumas alterações num ano onde a pandemia não dá tréguas.

Para Diogo Ferrão, responsável pela Race Ready, "o adiamento da nossa tradicional visita a Jerez, numa cidade e circuito que tão bem nos recebem é sempre de lamentar, mas penso ser uma decisão responsável e permite evitar um cancelamento descontrolado com grandes custos envolvidos para os pilotos. Fizemos questão de falar também com os nossos parceiros hotéis e todas as reservas feitas através das nossas parcerias serão devolvidas ou reagendadas. Curiosamente, regressar a Jerez em Dezembro, a data inicial onde as nossas primeiras corridas tiveram lugar, será revivalista e sempre com excelentes memórias desses fim-de-semana de sol de primavera no inverno”.

Até lá, ambas as entidades continuarão a monitorizar as condições de saúde para realizar o evento, aproveitando o bom tempo Andaluz para organizar uma prova com um formato especial que será anunciado atempadamente.