• Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social

Criada em 2012, esta série para clássicos com especificações Grupo 1 Pre-1981, nasceu da necessidade que as equipas tinham de competir num campeonato onde os custos de participação fossem controlados ao máximo, indo ao encontro do espirito “Club Racing” inglês. Esta competição é sempre disputada à classe, recompensando o grande esforço das equipas e pilotos que correm em cada uma das classes e assim disputam o seu campeonato dentro dos campeonatos.

Tal como na época, estas corridas têm-se revelado extremamente interessantes. Basta recordar os campeonatos nacionais de Gr.1 de 1979, 1980 e 1981, para não falar do famoso BTCC em Inglaterra, então também disputado com este tipo de carros.

Hoje em dia, quer em Portugal, quer em países como Inglaterra ou França, as corridas de Grupo 1 têm proporcionado provas muito bem disputadas, ultra competitivas e com grelhas sempre a crescer. Além disto o valor destes carros de Grupo 1 têm vindo a subir pois existe cada vez mais interessados na Europa em participar nestas competições, o que faz destes carros investimentos seguros.

 
 

CONCEITO

O campeonato está baseado no regulamento dos turismo de série (Gr.1), extremamente bem-sucedidos principalmente entre 1970 e 1981. Hoje, tal como na altura, a grande dificuldade era encontrar peças homologadas e originais para alguns modelos. Assim, o regulamento técnico permite contornar esta dificuldade sem grandes aumentos de custo.

Para diminuir ainda mais os custos, o regulamento foi pensado para que fosse possível a participação de carros cujo preço pode ir dos 3.000€ a 30.000€ (salvo raras excepções). Para mais informações sobre carros permitidos, custos associados e como pode começar a participar, entre por favor em contacto connosco. 

Os custos de participação anuais rondam os 10.000€ por equipa - 5.000€ por piloto quando a condução é dividida por dois participantes.

Anualmente realizam-se apenas cinco eventos em Portugal para manter os custos controlados e as equipas conseguirem disputar todo o campeonato. Cada evento Sprint tem duas corridas de 25 minutos, como o Braga Festival of Speed e o Estoril GT Open. Existem depois os eventos de resistência como o Vila Real e o Algarve Classic Festival, com duas corridas de 40 min e os 250km do Estoril com uma corrida de 120 min.

O Group1 Portugal está dividido nas seguintes categorias:

 

CALENDÁRIO 

13 / 14 Abril

Circuito do Estoril

Inserido no Super Racing Series, durante este fim-de-semana as equipas terão oportunidade de testarem os carros pela primeira vez em 2019, ao mesmo tempo que medem forças com as equipas que serão suas adversárias na nova época. 

4 / 5 Maio

Circuito Vasco Sameiro

O Braga Festival of Speed será um dia de absoluto Club Racing no circuito de Braga. Os pilotos e equipas terão a possibilidade de medir forças num dia de pura adrenalina.

Com toda a actividade em pista ainda por definir, Pilotos e equipas terão de ser os mais rápidos e bastante consistentes para que não existam azares.

25 / 26 Maio

Circuit de Pau

Pau é uma cidade nascida em torno da sua muralha, estrategicamente situada a 50 km da fronteira com Espanha. Com grande importância e património histórico e arquitectónico, Pau é hoje um destino turístico encantador.

O circuito, também conhecido “Little Monaco”, recebe anualmente um festival de automóveis clássicos onde é admitido um conjunto muito restrito de competições, entre as quais o Group1 Portugal.

15 / 16 Junho

Circuito Jarama Race

Inaugurado em 1967 como circuito permanente, o seu traçado nunca foi alterado, sendo exactamente o mesmo onde triunfaram, entre outros, nomes como Hill, Clark, Stewart, Fittipaldi, Andretti e Villeneuve.

O circuito de Jarama é sempre um dos mais populares circuitos de Espanha, graças ao traçado muito fluido com curtas rectas e várias curvas rápidas. Esta edição irá contar com o Historic Endurance como cabeça de cartaz e irá exibir as melhores competições de Clássicos ao nivel Ibérico.

12 /13 Outubro

Circuito do Estoril

Com o apoio do Turismo de Portugal e da Câmara Municipal de Cascais, a 12 e 13 de Outubro de 2019, o Estoril Classic volta a trazer ao Circuito do Estoril, um evento cheio de Glamour e Heritage, que irá juntar Rally, F1, GT & Sportscars, Rally de Portugal, Concurso de Elegância.

1 / 3 Novembro

Autódromo Internacional do Algarve

O Autódromo Internacional do Algarve é um moderno circuito construído em 2008, com todas as últimas especificações, quer em termos de comodidade para pilotos e equipas, quer em termos de segurança. Este é também o maior e mais importante evento de carros históricos da Península Ibérica, reunindo em cada uma das últimas edições mais de 300 carros e 500 pilotos, provenientes de 23 países. Pelo 9º ano consecutivo, o final da temporada da Historic Racing passa pelo Autódromo do Algarve.

23 / 24 Novembro

Circuito do Estoril

Foi no Estoril, debaixo de chuva, que Ayrton Senna conquistou a primeira vitória da sua carreira. Foi também ali que Niki Lauda conquistou o seu último campeonato mundial. Foi também no Grande Prémio de Portugal que uma manobra “quente” de Senna viria a espoletar a mais famosa rivalidade da história da Fórmula 1. Por se realizar em Novembro, numa época do ano em que é já impossível competir no Norte da Europa, o Estoril Racing Festival é o evento Luso-Britânico que fecha a temporada com chave de ouro.

RESULTADOS E PONTUAÇÃO 2019

ESTORIL RACING FESTIVAL

23/24 de novembro

ALGARVE CLASSIC FESTIVAL

ESTORIL CLASSICS

12/13 de outubro

01/03 de novembro

Autódromo do Estoril

Autódromo do Estoril

Autódromo Internacional do Algarve

GRAND PRIX DE PAU

25/26 de Maio

Circuito de Pau Ville

Circuito Vasco Sameiro

5/6 de Maio

CIRCUITO DE BRAGA

JARAMA CLASSIC

15/16 de Junho

Circuito de Jarama RACE

2018

CIRCUITO DE PRIMAVERA

JARAMA CLASSIC

1 de Maio - 2018

2 e 3 de Junho - 2018

ESTORIL CLASSIC

6 e 7 Outubro - 2018

Autódromo do Estoril

Circuito de Jarama

Autódromo do Estoril

ALGARVE CLASSIC FESTIVAL

19 a 21 de Outubro - 2018

Autódromo Internacional do Algarve

ESTORIL RACING FESTIVAL

17 e 18 de Novembro - 2018

Autódromo do Estoril

 
 

REGULAMENTOS

O regulamento desportivo é bastante simples, baseando-se num misto de provas de sprint e de resistências.

O regulamento técnico é baseado no regulamento Português de Grupo 1, mas com algumas modificações pois hoje, tal como na altura, a grande dificuldade é a de encontrar peças originais e homologadas para alguns modelos. Assim, o regulamento técnico tem algumas alterações de forma a contornar esta questão sem grandes aumentos de custo.

Os pneus admitidos são super “low-cost”, os Toyo R888, com preços inferiores a 100€ e que, em muitos casos, duram uma época inteira.

O Group1 Portugal recomenda a consulta dos regulamentos Desportivos e Técnicos disponíveis nos links abaixo.

No entanto, em caso de alteração, o regulamento válido é sempre o disponível pela FPAK.

VÍDEOS

Mais vídeos no nosso canal do Youtube

  • YouTube Social  Icon
 
 
 

PARCEIROS

CONTACTOS

Contacto: FRANCISCO PINTO ABREU

​Tel: +351 910 767 968

Tel: +351 210 920 650

Bela Vista Office, Estrada de Paço de Arcos, nº66 Lisboa, 2735-336