Group 1 Portugal arranca no Algarve com mais de 35 carros na grelha

  • Autódromo de Portimão serve de arranque da temporada de 2020 do Group 1 Portugal

  • Competição com novos pilotos e novos carros trazem mais animação para a pista

  • Production Cup, dos Datsun 1200, junta 9 equipas à bem preenchida grelha


Depois do reagendamento das provas e dos calendários refeitos, o Group 1 Portugal inicia a atípica temporada de 2020 no Autódromo de Portimão, no Algarve, nos dias 18 e 19 de Julho. Com mais de 35 equipas inscritas para esta primeira prova, é de destacar a chegada à grelha de novos carros e de uma Production Cup, onde correm os famosos Datsun 1200 de troféu, a fazer alinhar nove equipas.



Esta prova dos Group 1 Portugal vai ter um formato de semi-resistência, algo diferente das mais habituais provas de sprint que os pilotos costumam realizar nesta competição. Assim, o arranque desta temporada faz-se com duas corridas de 40 minutos cada, podendo os pilotos escolher se pretendem fazer as duas corridas sozinhos ou partilhando o carro com outro piloto.


Group 1 com caras novas

No Group 1 Portugal, Abel Marques faz a sua estreia nesta competição e traz o seu interessante Autobianchi A110, para fazer equipa com Sérgio Monteiro e entrar na categoria 1052, onde Francisco Pais Cardoso regressa com o seu raro Peugeot 104 ZS. Nesta categoria há ainda outro regresso, com o competitivo Datsun 100A de Daniel Rolo a animar a grelha do Group 1 Portugal.


António Lopes é mais um piloto que volta a esta competição com o seu Ford Escort RS 2000 MKI, pelo que fica na categoria H75-2000, ao contrário dos restantes Ford Escort RS 2000 MK2 de Paulo Vieira, Ricardo Pereira/José Basso (este último um estreante) ou de Filipe Martins (que ainda procura um parceiro) que estamos mais habituados a ver no Group 1 Portugal e que estão na competitiva categoria H81-2000. Nesta categoria há também que contar com o sofisticado Porsche 924 de Rui Carvalho, que é bom não confundir com o outro Porsche 924 de Nuno Nunes/Guilherme Dal Maso, que sendo um Turbo, sobe à categoria H81-Max, onde também compete o espetacular Ford Capri V6 MKIII dos irmãos António e José Fresco e o potente Jaguar XJS V12 de André Castro Pinheiro.


Rui Moura e Pedro Black chegam num eficaz VW Golf como convidados, deixando a categoria dos H81-1600 livre para o VW Golf GTi de Manuel Cabral Menezes/João Matos, enquanto o bonito Alfa Romeo Giulia de João M. Ribeiro e o BMW 1600 Ti da dupla Ricardo Gomes/Nuno Breda se inserem na categoria H71-1600.



Na fantástica Production Cup, onde competem os Datsun 1200 em versão de Troféu, as nove equipas que se deslocam ao Algarve prometem, como sempre, uma luta ao segundo do princípio ao fim. Tomás Pinto Abreu foi o vencedor do ano passado, mas Francisco Freitas esteve muito próximo do título, numa discussão que só ficou decidida na última prova e quer, certamente, um ajuste de contas. António Lopes/Paulo Duarte voltam após uma participação nos 250 km do Estoril, mas há que esperar para ver o que podem fazer os mais experientes João Posser eLuís Santa-Bárbara. Já as duplas Pedro Reis/Paulo Costa ePedro Gordo/António Rodrigues chegam para o segundo ano de competição na Production Cup e esperam agora cimentar e continuar a melhorar com base na experiência acumulada no ano passado, pelo que também podem ser uma boa surpresa. A dupla Rui Castro/José Arantes, que "refez" o seu Datsun GX e o transformou de acordo com as especificações de Troféu, entra também este ano nesta luta e de Espanha chegam Guillermo Velasco/Tomás Moreno, a internacionalizar o plantel da Production Cup e a completar esta fantástica grelha.



O Group 1 Portugal entra em pista no sábado às 12h00 para a sessão de qualificação e têm a corrida marcada para as 19h10 do mesmo dia. No domingo regressam à acção às 13h00 para completar a segunda corrida do fim-de-semana.


Diogo Ferrão, responsável pelo Group 1 Portugal, revela que “é uma satisfação enorme continuar a ver o crescimento do Group 1 Portugal e o surgimento de novos pilotos com novos carros. Não nos podemos esquecer que estamos a atravessar uma fase estranha e infelizmente temos alguns pilotos que não podem estar presentes por motivos pessoais, mas é fantástico ver a Production Cup com nove inscritos assim como muitos regressos de carros que já tinhamos saudades para uma prova que marca o retorno da competição e terá um espírito fantástico, dentro e fora de pista!”


Conheça aqui a lista de inscritos no Group 1 Portugal para a prova do Algarve


Lista inscritos Group 1 Portugal Algarve 2020